Olá,

Visitante

Niterói e a Contrução do Plano Municipal de Saúde 2022-2025 de Forma Participativa

O Plano Municipal de Saúde (PMS) é o instrumento de planejamento, integrante do Sistema de Planejamento do Sistema Único de Saúde (PlanejaSUS), que orienta as ações e políticas de saúde municipais. O Plano define os objetivos e metas do planejamento em saúde do município a serem atingidos pela gestão municipal nos próximos quatro anos Trata-se de uma obrigação legal dos municípios

Superar o modelo de planejar o SUS municipal apenas pelas necessidades identificadas por gestores, através da escuta da população, dos trabalhadores e de movimentos sociais a respeito de suas percepções do sistema de saúde local e de suas necessidades individuais e coletivas.

A modalidade online ocorreu devido ao contexto pandêmico. A proposta eram reuniões presenciais regionais com trabalhadores de saúde e com os usuários do SUS. Acreditamos que os encontros presenciais poderiam trazer elementos que os virtuais não possibilitaram, então, sendo possível a realização presencial desses espaços, recomendamos tal modalidade. Além disso, investir na organização da população em situação de rua para que participassem da construção do plano foi de extrema importância. Destacamos a parceria realizada com o Consultório na Rua para essa organização.Em relação às propostas, recomendamos que seja realizado um caderno de propostas com a devolutiva para todas elas, semelhante ao que realizamos. Essa foi a forma de sermos transparentes com cada participante do plano. Nosso caderno é composto por três capítulos: propostas que deram origem às metas, propostas que foram encaminhadas a outras secretarias e propostas que não foram incluídas no plano com suas respectivas justificativas.

Principal

Josy Maria de Pinho da Silva

josy.m.pinhos@gmail.com

A prática foi aplicada em

Niterói

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Josy Maria de Pinho da Silva

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Gestão de Pessoal e Educação Permanente em Saúde Pública Como Viés para Redução do Ativismo Judicial
Rio de Janeiro
Práticas
Qualificando a Territorialização na Saúde: Construindo a Atenção em Rede.
Rio de Janeiro
Práticas
Uma Construção Coletiva do SUS Municipal com Atuação e Participação Social
Alagoas
Práticas
Participação da Comunidade na Saúde: Experiências Inovadoras de Gestão Participativa, Mobilização de Conselho Gestor de Unidade ou Conselho Local
Alagoas
Práticas
Saúde em Foco – Clipping de Noticias
Mato Grosso
Práticas
O Papel da ouvidoria: Um Espaço Dinâmico e Democratico: Relato de Experiência de Um ouvidorSUS
Paraíba
Práticas
Estratificação de Pacientes Ambulatoriais Através de Rotas Permite Que Pacientes em Situação de Risco Não Fiquem Esquecidos na Linha de Cuidados Ambulatoriais.
Paraná
Práticas
Cuidar e Acolher Um Sonho Possível
Sergipe
Práticas
Digite Saúdeeste Portal de Saúde Alinha de Forma Interativa, Gestores, Provedores, Médicos e Usuários Permitindo Alto Impacto e Grande Alcance, Melhorando a Coleta de Dados e os Resultados obtidos.
São Paulo
Práticas
Comunicare – Redes Temáticas
Minas Gerais