Olá,

Visitante

Niterói e a Contrução do Plano Municipal de Saúde 2022-2025 de Forma Participativa

O Plano Municipal de Saúde (PMS) é o instrumento de planejamento, integrante do Sistema de Planejamento do Sistema Único de Saúde (PlanejaSUS), que orienta as ações e políticas de saúde municipais. O Plano define os objetivos e metas do planejamento em saúde do município a serem atingidos pela gestão municipal nos próximos quatro anos Trata-se de uma obrigação legal dos municípios

Superar o modelo de planejar o SUS municipal apenas pelas necessidades identificadas por gestores, através da escuta da população, dos trabalhadores e de movimentos sociais a respeito de suas percepções do sistema de saúde local e de suas necessidades individuais e coletivas.

A modalidade online ocorreu devido ao contexto pandêmico. A proposta eram reuniões presenciais regionais com trabalhadores de saúde e com os usuários do SUS. Acreditamos que os encontros presenciais poderiam trazer elementos que os virtuais não possibilitaram, então, sendo possível a realização presencial desses espaços, recomendamos tal modalidade. Além disso, investir na organização da população em situação de rua para que participassem da construção do plano foi de extrema importância. Destacamos a parceria realizada com o Consultório na Rua para essa organização.Em relação às propostas, recomendamos que seja realizado um caderno de propostas com a devolutiva para todas elas, semelhante ao que realizamos. Essa foi a forma de sermos transparentes com cada participante do plano. Nosso caderno é composto por três capítulos: propostas que deram origem às metas, propostas que foram encaminhadas a outras secretarias e propostas que não foram incluídas no plano com suas respectivas justificativas.

Principal

Josy Maria de Pinho da Silva

josy.m.pinhos@gmail.com

A prática foi aplicada em

Niterói

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Josy Maria de Pinho da Silva

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Ideação suicida e tentativas de suicídio: uma análise de casos do SAMU 192 no interior do estado do RJ.
Rio de Janeiro
Práticas
Samuzinho: Educação em saúde e primeiro socorros na escola para a promoção do SAMU 192.
Rio de Janeiro
Práticas
Implantação do programa de gestão transparente do tempo resposta no SAMU 192: uma missão desafiadora
Rio de Janeiro
Práticas
Verde, amarelo e vermelho: protocolo de classificação das consultas por grau de prioridade no Centro Especializado de Saúde de Quissamã (RJ)
Rio de Janeiro
Práticas
Indicadores para monitoramento das ações de promoção e atenção a saúde do homem em Petrópolis
Rio de Janeiro
Práticas
Fluxo dos pacientes oncológicos atendidos na UNACON da região Noroeste – RJ
Rio de Janeiro