Olá,

Visitante

Nascer com Saúde: Estratégias Exitosas para um Nascer Feliz

o município de Guararema, situado na Região Metropolitana de São Paulo com 28.344 habitantes, com rede assistencial com 3 Unidades Básicas de Saúde, 2 Unidades Especializadas (CESAP – Centro de Especialidade de Saúde e Apoio à População e Centro de Atenção Psicossocial – Trilhar), maternidade na Santa Casa de Misericórdia de Guararema e o SAMU. em 2006 e 2007 a Mortalidade Infantil, apresentou uma taxa de 28% e 18%, respectivamente, a qual desencadeou um esforço conjunto para enfrentamento dessa importante situação, empenho esse que permanece até os dias atuais.

Apresentar histórico de estratégias exitosas na redução da Mortalidade Infantil do município de Guararema. Na perspectiva de atuar na redução da mortalidade infantil o município desenvolveu ações e estratégias em todos os pontos de Atenção à Saúde potencializando as forças no âmbito da Atenção Básica, Especialidade, Hospitalar, Urgência e Emergência, nos anos de 2006 a 2018. A organização do processo de trabalho foi classificada em três componentes, Pré Natal, Puerpério e Atenção à Criança e, Gestão com sensibilização e capacitação continua de todos os trabalhadores e profissionais da saúde.

A partir das estratégias realizadas pelo município de Guararema e apresentadas, pudemos verificar a redução da Mortalidade Infantil, ao longo do período, pois no ano de 2006, ocorreram 11 óbitos, em 2012, ocorreram 5 óbitos e em 2018 ocorreram 4 óbitos. as estratégias criadas em comparação com a mortalidade infantil, coloca em evidência a melhoria contínua da qualidade da assistência à gestante, puérpera e criança, ao longo dos anos, tornando estas estratégias exitosas na redução da Mortalidade Infantil.A implementação de estratégias só é possível por meio de olhares atentos diários da gestão e de todos os técnicos envolvidos para atuação em tempo oportuno da correção de intercorrências. o conjunto de estratégias descritas neste trabalho é de extrema importância, pois garante uma assistência de qualidade e humanizada para a gestante, puérpera e criança, proporcionando assim a redução da mortalidade infantil.

Principal

Sabrina Siqueira Franco De Melo

sabrina.franco@guararema.sp.gov.br

Coautores

Gisele Costa Da Silva, Giuliana Lima Franco Dos Santos,

A prática foi aplicada em

Guararema

São Paulo

Sudeste

Instituição

Rua José Pinto De Sousa, 32 – Centro - Guararema

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Adriana Martins De Paula

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Enfrentamento das arboviroses – ações integradas no bloqueio de Pe’S
Alagoas
Práticas
Benefícios das Práticas Integrativas e Complementares no Apoio da Atenção À Saúde do Idoso – Programa Valorização da Melhor Idade
Alagoas
Práticas
Gestão Estratégica e Participativa no Sus: Implantando Novas Instâncias Deliberativas no Município Paulo Jacinto – Al
Alagoas
Práticas
Circuito Eu Sou SUS Pré-Natal: uma Estratégia para Fortalecer A Adesão ao Pré-Natal na ESF Branca Ii em Atalaia – Alagoas
Alagoas
Práticas
Implantação da Divulgação do Diu Como Método de Prevenção de Gravidez, Não de Doença Sexualmente Transmissíveis.
Rio de Janeiro
Práticas
Ambulatório de Follow Up – Acolhimento, Humanização e Cuidado Qualificado Aos Bebês de Risco do Município de Rio das ostras.
Rio de Janeiro
Práticas
O trabalho dos agentes de endemias na identificação de larvas de mosquitos de interesse público
Rio de Janeiro
Práticas
Estratégia Adotada em Iguaba Grande/Rj para o Monitoramento e Avaliação Participativa da Produção Informada no Sia/SUS
Santa Catarina
Práticas
Essa Planta Serve para Quê?
Bahia
Práticas
Controle Social E Saúde Do Trabalhador: A Experiência Regional Do Conselho Gestor Do Cerest- Pólo Duque De Caxias – RJ
Espírito Santo