Olá,

Visitante

Nascer com saúde: estratégias exitosas para um nascer feliz

O município de Guararema, situado na Região Metropolitana de São Paulo com 28.344 habitantes, com rede assistencial com 3 Unidades Básicas de Saúde, 2 Unidades Especializadas Centro de Especialidade de Saúde e Apoio à População, Centro de Atenção Psicossocial, maternidade na Santa Casa de Misericórdia de Guararema e o SAMU. Em 2006 e 2007, a mortalidade infantil apresentou uma taxa de 28% e 18%, respectivamente, a qual desencadeou um esforço conjunto para enfrentamento dessa importante situação, empenho esse que permanece até os dias atuais.

Apresentar histórico de estratégias exitosas na redução da mortalidade infantil do município de Guararema. Na perspectiva de atuar na redução da mortalidade infantil, o município desenvolveu ações e estratégias em todos os pontos de Atenção à Saúde potencializando as forças no âmbito da Atenção Básica, especialidade, hospitalar, urgência e emergência, nos anos de 2006 a 2018. A organização do processo de trabalho foi classificada em três componentes, pré-natal, puerpério e atenção à criança. Gestão com sensibilização e capacitação contínua de todos os trabalhadores e profissionais da saúde.

A partir das estratégias realizadas pelo município de Guararema e apresentadas, pudemos verificar a redução da mortalidade infantil ao longo do período, pois no ano de 2006 ocorreram 11 óbitos. Em 2012, ocorreram 5 óbitos e em 2018 ocorreram 4 óbitos. As estratégias criadas em comparação com a mortalidade infantil coloca em evidência a melhoria contínua da qualidade da assistência à gestante, puérpera e criança, ao longo dos anos, tornando essas estratégias exitosas na redução da mortalidade infantil. A implementação de estratégias só é possível por meio de olhares atentos diários da gestão e de todos os técnicos envolvidos para atuação em tempo oportuno da correção de intercorrências. o conjunto de estratégias descritas neste trabalho é de extrema importância, pois garante uma assistência de qualidade e humanizada para a gestante, puérpera e criança, proporcionando a redução da mortalidade infantil.

Principal

Sabrina Siqueira Franco De Melo

sabrina.franco@guararema.sp.gov.br

Coautores

Gisele Costa Da Silva, Giuliana Lima Franco Dos Santos,

A prática foi aplicada em

Guararema

São Paulo

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Guarema (SP)

R. Jose Pinto de Souza, 32 - Centro, Guararema - SP, 08900-000

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Adriana Martins De Paula

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

08 jul 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
A importância da implantação de sistema de regulação de exames no município de Mendes
Rio de Janeiro
Práticas
Ideação suicida e tentativas de suicídio: uma análise de casos do SAMU 192 no interior do estado do RJ.
Rio de Janeiro
Práticas
Samuzinho: Educação em saúde e primeiro socorros na escola para a promoção do SAMU 192.
Rio de Janeiro
Práticas
Implantação do programa de gestão transparente do tempo resposta no SAMU 192: uma missão desafiadora
Rio de Janeiro
Práticas
Verde, amarelo e vermelho: protocolo de classificação das consultas por grau de prioridade no Centro Especializado de Saúde de Quissamã (RJ)
Rio de Janeiro
Práticas
Indicadores para monitoramento das ações de promoção e atenção a saúde do homem em Petrópolis
Rio de Janeiro