Olá,

Visitante

Monitoramento Gestor da Covid-19 – Base de Dados em Boletim Diário

Com o inicio da pandemia e os casos no Brasil, os municípios foram responsáveis pelo controle diário de sua cidade, não só de casos novos de covid-19, tanto quanto, ocupação de leitos e casos de óbitos. Dados que regulariam o panorama da epidemia na cidade. Como a primeira vez no serviço epidemiológico, onde os casos seriam contados e publicados diariamente. Com a dificuldade do governo federal e estadual de produzir sistemas capazes de dar estas respostas os gestores das cidades contavam com seus serviços de saúde. Em Mangaratiba se adotou o controle da COVID-19 por um plano de controle de bandeiras por cores denominado PLANO DE TRANSIÇÃO GRADUAL PARA O MODO NORMAL. Para controle de todos os dados requeridos e medidos neste instrumento foi necessário a criação de painel de controle em tempo real, automatizado com título BOLETIM DIARIO_COVID19 – BAND. Onde se inseria os casos notificados nas unidades, os casos de internação, alta, transferência e óbito em tempo real . Sem recursos para contratar uma empresa para a resposta rápida, utilizamos o Google Sheets e formulários com diversas fórmulas e aplicações onde automatizamos tanto a entrada dos dados, quanto a geração da informação. Com isto registamos todas as informações necessárias em um só painel, possibilitando a tomada de decisão diária e em tempo real.

A dificuldade de manter os dados da pandemia doo COVID-19 com informações diárias em tempo real. Desde casos notificados, confirmados, taxa de ocupação de leitos, óbitos e outros. Não havia sistema compatível que ao receber os dados produzisse uma informação consistente e com base para tomada de decisões.

A aplicação deste instrumento cooperou para a organização do enfrentamento a pandemia do COVID-19 em nossa cidade. E certamente poderia atender a cidades pequenas onde é dificil de se aplicar recurso em serviços de informação. Usamos plataformas sem custo e seguras. Não exige um investimento alto. Possivelmente, com um profissional com conhecimento em excel e/ou Google Sheets torna possível um material realmente, com respostas em tempo real da realidade das informações de saúde. Com isto cidades de pequeno porte pode utilizar recursos coo este, não apenas para COVID-19, mas para controle de dados e informação em saude.

Principal

Licio dos Santos Morais

liciomorais@live.com

A prática foi aplicada em

Mangaratiba

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Rua Joaquim Cardoso da Cruz, 1510

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Licio dos Santos Morais

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Atuação e respostas do comitê intersetorial de controle das arboviroses no município de Fortaleza no ano de 2017
Ceará
Práticas
Construção de uma modelagem ecossistêmica para vigilância em saúde: implementação de observatórios epidemiológicos na atenção básica
Ceará
Práticas
Estratégias de Implementação da Vacina Contra Covid-19 no Estado da Paraíba
Paraíba
Práticas
Implementação da Rede de Apoio Aos Pacientes com Infecção Congênita Associada ao Vírus Storch ou Zika no Município de São José de Ribamar – Ma.
Maranhão
Práticas
Ocorrência de Óbito por Causa Violenta em Menores de 12 Anos no Município de Itabaiana-Pb: a Importância da Integração da Vigilância em Saúde na Atenção Básica.
Paraíba
Práticas
Exame dos contatos intradomiciliares aos sábados no programa de controle de hanseníase no município de Rio Branco, Acre
Acre
Práticas
O uso de armadilhas (Ovitrampas) como ferramenta para monitoramento e controle populacional do Aedes Aegypti em Rio Branco, Acre
Acre
Práticas
Vigilância de Epizootias Visando À Prevenção da Febre Amarela no Município de Curitiba – Pr
Paraná