Olá,

Visitante

Momento Cuidar

O Projeto “Momento Cuidar”, disponibiliza Práticas Integrativas e Complementares, Terapias Alternativas e Assistência Psicológica aos profissionais da rede de saúde durante e pós pandemia no município de Barra de Santana/PB, por meio do trabalho da equipe multiprofissional em saúde, uma vez que estes profissionais com o contexto novo da pandemia do corona vírus sentiram- se sobrecarregados, sendo afetados principalmente psicologicamente, sendo assim vimos a necessidade de proporcionar esse Momento Cuidar para os mesmo e ampliamos aos outros trabalhadores de outras secretarias do município, visando a saúde do trabalhador como um todo. O projeto Momento Cuidar teve inicio no dia 06 de outubro de 2021, em alusão ao mês do funcionário público, nesse projeto pensamos em cuidar de quem cuida, oferecendo aos nossos trabalhadores mensalmente atendimento com psiquiatra, psicólogo, fisioterapeuta com ventosa terapia, massoterapia, auriculoterapia, e acupuntura. Esses atendimentos acontecem uma vez por mês na Policlínica Municipal e com os profissionais servidores do próprio município.

A Saúde do Trabalhador é um campo da saúde coletiva que engloba um conjunto de ações em saúde nas perspectivas da promoção, prevenção e recuperação da saúde dos trabalhadores, visando à atenção integral e um olhar ampliado para os riscos e agravos advindos das condições de trabalho. Tem o intuito de estudar as relações produção-consumo e o processo saúde-doença das pessoas e, em particular, dos trabalhadores. Neste contexto o trabalho pode ser considerado como eixo organizador da vida social, determinante das condições de vida e saúde das pessoas. Evidências científicas de PICS na área de saúde do trabalhador sugerem que diversas práticas contribuem com condições de saúde específicas deste grupo, como o estresse laboral e a síndrome Burnout. Em relação ao estresse laboral, os resultados dos estudos demonstram que a auriculoterapia* é eficaz para a redução do estresse, diante disso podemos dizer que quando cuidamos dos nossos trabalhadores estamos proporcionando saúde tanto pra eles como para população que será melhor atendida.

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. A recomendação é que mais gestores venham ter esse olhar especial para a saúde do trabalhador, visando profissionais mais saudáveis e satisfeitos em suas funções, consequentemente atendendo melhor uma população.

Principal

Ambrozina Barreto de Lira

zinabarreto@gmail.com

A prática foi aplicada em

Barra de Santana

Paraíba

Nordeste

Instituição

Rua Elvira Amorim

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ambrozina Barreto de Lira

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Vacinação nos espaços de formação: experiência no 2º Congresso Nordestino de Pediatria
Paraíba
Práticas
Controle das arboviroses no município de Brejo do Cruz – PB
Paraíba
Práticas
O Alcance dos indicadores da imunizaçâo do programa de qualificaçâo das ações de vigilância em saúde
Paraíba
Práticas
Acolhimento e seguimento intersetorial às crianças e adolescentes vítimas de violências
Paraíba
Práticas
Estudo das infecções do trato urinário na população de Queimadas (PB) atendida pelo SUS
Paraíba