Olá,

Visitante

Mobilização em saúde de jovem para jovem: práticas preventivas para uma saúde de qualidade

O Grupo de Adolescentes da Estratégia Saúde da Família (ESF) Altiplano, no município de Iguatu, realiza dramatizações e danças para mobilizar e estimular os adolescentes do bairro a participarem de trabalhos educativos sobre saúde do adolescente na escola, através de situações vivenciadas no cotidiano dos mesmos e da realidade de cada jovem, com o objetivo de fomentar as políticas públicas de saúde na Atenção Básica direcionadas a este público. Os encontros acontecem dentro da comunidade, seja na escola, na associação de moradores, na creche ou na casa de algum dos adolescentes, no período noturno. A enfermeira capacita o grupo de 15 adolescentes para serem multiplicadores das informações de saúde de acordo com a temática a ser desenvolvida e os mesmos se dividem em 2 grupos, um de dramatização e outro de dança de hip-hop, o qual tem como parceiro a Secretaria de Cultura do município, disponibilizando o professor de dança. Através da parceria escola e saúde, os adolescentes introduzem a temática com apresentação (dramatização ou dança) e, logo em seguida, realizam ações de Educação e Saúde para adolescentes de diversos equipamentos de saúde, educação e assistência social existentes no município, apoiando e tirando dúvidas sobre os assuntos abordados. Dentre as temáticas trabalhadas estão gravidez na adolescência, contracepção, violência na família, álcool e outras drogas na adolescência, aborto e violência no transito. O tema é escolhido pelo grupo de acordo com a realidade vivenciada. Atualmente está sendo abordada a dramatização sobre o controle do mosquito Aedes aegypti e a hora do beijo, enfatizando as diferentes formas de relacionamentos conjugais.

Gravidez na adolescência, contracepção, violência na família, álcool e outras drogas na adolescência, aborto, violência no transito.

As dificuldades encontradas foram a adequação dos adolescentes aos horários e aos locais dos encontros. A partir desta iniciativa, obtivemos o fortalecimento da política pública do adolescente nas ações para o cuidado à saúde do adolescente nos territórios, produzindo saúde com adolescentes e jovens e trazendo-os para o centro do processo como sujeitos de direitos.

Principal

Nilda Cândida de Araújo

tigresa10002@hotmail.com

Coautores

Nilda Cândida de Araújo

A prática foi aplicada em

Iguatu

Ceará

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Rua Eng. Wilton Correia Lima - Prado, Iguatu - CE, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Nilda Cândida de Araújo

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

19 jul 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Incluir e apreender: parceria entre saúde e educação no acompanhamento multidisciplinar de escolares com necessidades especiais
Paraíba
Práticas
Educação em gênero no SUS e a proteção integral à mulher em situação de violência na atenção primária
Paraíba
Práticas
Era uma vez, apresentando uma história de cuidado e amor – a importância da educação vacinal desde o berço
Paraíba