Meditação Como Pratica Integrativa e Complementar em Saúde Aos Estudantes da Ufj. Projeto de Pesquisa e Extensão

Tendo origem nas filosofias contemplativas orientais, a meditação foi introduzida no Brasil a partir da década de 60. Tem sido associada a um maior bem-estar físico, mental e emocional (Wallace, 2012

JUSTIFICATIVAO período acadêmico vem sendo marcado por descobertas e desafios que podem servir como gatilho para o desenvolvimento de sofrimento psíquico nos estudantes universitários, devido à sucessão de possíveis estressores. Nos contextos educacionais, a meditação tem sido cada vez mais utilizada enquanto processo de auto conhecimento e busca de quietude, em que novos significados e registros sobre filosofia da mente tem auxiliado bastante em propiciar bem-estar e transformações positivas na qualidade de vida dos alunos. (Menezes e Dell’aglio, 2009)OBJETIVOO objetivo consiste em descrever a experiência de um projeto de extensão em que foramrealizadas vivências de meditação com alunos de uma universidade pública de ensino

Promoção e prevenção da saúde mental, em especial para a redução dos níveis de estresse e ansiedade. Segundo Bezerra e col. (2018), o período acadêmico vem sendo marcado por descobertas e desafios que podem servir como gatilho para o desenvolvimento de sofrimento psíquico nos alunos, devido à sucessão de possíveis estressores. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (2017), podem ser fatores de risco à saúde mental: estilo de vida pouco saudável, mudanças sociais bruscas, estresse nas condições de vida laboral, exclusão social, violações dos direitos humanos, entre outros. Alguns desses riscos, destacam os autores, podem estar presentes no ambiente universitário. De acordo com Menezes e Dell’aglio (2009), nos contextos educacionais, o treinamento da meditação sentada e silenciosa tem sido cada vez mais utilizado enquanto processo de auto conhecimento e busca de quietude, em que novos significados e registros sobre filosofia da mente tem auxiliado bastante em propiciar bem-estar e transformações positivas na qualidade de vida dos alunos. Tendo origem nas filosofias contemplativas orientais, a meditação foi introduzida no Brasil a partir da década de 60, e após isso tem havido um interesse crescente pela busca de experiências meditativas enquanto prática pessoal, bem como a ciência tem investido em pesquisas nessa área (MENEZES, 2009). Tem sido associada a um maior bem-estar físico, mental e emocional (WALLACE, 2012

Principal

Luciana Oliveira dos Santos

lutsi2005@gmail.com

A prática foi aplicada em

Goiás

Centro-Oeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Luciana Oliveira dos Santos

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

14 set 2023

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

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