Olá,

Visitante

Medicamento não é lixo! Promoção do descarte ideal de medicamentos na Farmácia Básica de Boa Vista-PB

Medicamentos são classificados como resíduos químicos com grande potencial poluidor para o meio ambiente. O hábito incorreto da população de jogar os medicamentos em qualquer lugar acaba contaminando as águas e o solo, aumentando os riscos e efeitos indesejados para a saúde humana, a dos animais e dos organismos aquáticos. Este trabalho descreve o relato de experiência da implantação do projeto de descarte de medicamentos vencidos ou em desuso na farmácia básica do município de Boa Vista-PB. A experiência relatada ocorreu nos anos de 2022 e 2023, demostrando a quantidade de medicamentos que foi descartada pela população e pelo próprio serviço. O descarte efetuado pelo consumidor final é o que apresenta maior lacuna na legislação. Justamente essa a motivação para que se pudesse implantar uma estratégia que viabilizasse o descarte final correto dos resíduos que iriam para o lixo comum, comprometendo a saúde de humanos e de animais.

Relatar a experiência da implantação do projeto de descarte de medicamentos vencidos ou em desuso na farmácia básica do município de Boa Vista-PB, como estratégia de favorecer o despojamento desses resíduos gerados não somente pelo serviço da Farmácia, mas também pela população.

Desde que se deu início ao Projeto de Descarte de Medicamentos vencidos na unidade da Farmácia Básica, a assistência farmacêutica municipal tem empreendido diversas campanhas informativas, no intuito de incentivar a população a descartar esses itens de maneira correta. Como alternativa, foram realizadas campanhas numa escola pública da cidade, através da qual foi possível levar informações sobre o projeto para alunos do ensino fundamental. Momento de muito troca de experiências, onde os alunos, funcionários e professores mostraram-se empolgados em empenhar seu papel nesse descarte ideal. Também foram realizadas campanhas nas redes sociais da farmacêutica, à cada vez em que se esvaziava a caixa coletora de medicamentos com o intuito de sensibilizar a população a aderir ao descarte correto. Após cada uma das campanhas realizadas, aumentou consideravelmente o número de pessoas que procuraram a caixa de coleta para realizar seus descartes. Quando se comparam as quantidades de resíduos enviados para descarte nos anos de 2022 e 2023, pode-se observar que houve um aumento significativo de medicamentos vencidos descartados.

Principal

TAYONARA DE MORGANE BATISTA WANDERLEY

narabw@gmail.com

FARMACÊUTICA

Coautores

TAYONARA DE MORGANE BATISTA WANDERLEY

A prática foi aplicada em

Todos os Municípios (AL)

Todos os Municípios (BA)

Todos os Municípios (CE)

Todos os Municípios (MA)

Boa Vista

Todos os Municípios (PE)

Todos os Municípios (PI)

Todos os Municípios (RN)

Todos os Municípios (SE)

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

RUA ESPLANADA BOM JESUS, SN -CENTRO- 58123000 BOA VISTA PB

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

TAYONARA DE MORGANE BATISTA WANDERLEY

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

27 mar 2024

e atualizada em

27 mar 2024

Início da Execução

Fim da Execução

27/03/2024

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Aperfeiçoamento e segurança: impacto do trabalho multiprofissional na farmácia básica de Queimadas/PB
Paraíba
Práticas
Paciente protagonista de sua terapia: o cuidado farmacêutico com pacientes atendidos no CAPS de Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Implantação de farmácias vivas nas unidades de saúde do município de Campinas (SP)
São Paulo
Práticas
Assistência Farmacêutica – Judicialização
Santa Catarina
Práticas
Implementação de serviços farmacêuticos a pacientes com asma em pronto atendimentos de Porto Alegre
Rio Grande do Sul
1 / 6123456