- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Essa prática busca produzir, integrar, processar e interpretar informações, visando a disponibilizar a SMS instrumentos para o planejamento e execução de ações relativas a Atenção Primária. Identificar os riscos e divulgar as informações referentes aos fatores ambientais condicionantes e determinantes das doenças e outros agravos á saúde. Conhecer e estimular a interação entre saúde e meio ambiente visando ao fortalecimento a relação ACS/ACE no território com a população adscrita na prevenção e promoção a saúde.
Reorganizar o território colocando um código de identificação único onde o ACE alocado nele será agregado as informações de identificação e de produção de trabalho do ACS, utilizando ferramentas de geoprocessamento e censo 2010.
As informações obtidas podem contribuir para uma maior distribuição do orçamento, da alocação de insumos e recursos humanos qualificados, bem como orientar a elaboração de estratégias de saúde além de permitir estimar e planejar o cenário socioespacial a ser atendido das equipes. Por meio do conhecimento das equipes de ESF proporcionadas pelas contínuas atividades de campo, da variada aquisição de dados, além da perspectiva espacial, torna-se possível alimentar e visualizar, por meio dos mapas, em diversas camadas uma série de temas como: áreas de risco geotécnico, equipamentos públicos, distribuição dos indivíduos cadastrados e os limites das áreas e micro áreas as quais podem ser trabalhadas pelas equipes da estratégia de saúde da família.
Rua Capitão Jorge Soares - Estacao, Iguaba Grande - RJ, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO