Olá,

Visitante

Mama Nenê na Creche: projeto de incentivo a amamentação em creches do município de Americana (SP)

O Mamãe Nenê (programa de educação e acompanhamento até os três anos), da Secretaria de Saúde, atua, desde 2009, no incentivo, no apoio, e na proteção do aleitamento materno no município de Americana (SP), porém o retorno materno ao emprego tornou-se um importante obstáculo à amamentação, já que as mães necessitam deixar seu filho aos 4 meses em unidades escolares que nem sempre estão preparadas para recebê-las para amamentar, ou para ofertar leite materno ordenhado ao seu bebê. Com o objetivo de incentivar, apoiar e proteger o aleitamento materno junto às crianças que ingressam nas Unidades Educacionais de Creche no Município de Americana, o programa desenvolveu a parceria entre as Secretarias de Saúde e de Educação (03/2013) para facilitar a continuidade do aleitamento materno das crianças que ingressam nas creches municipais. Formou-se um grupo condutor com integrantes da Secretaria de Educação (diretores e pedagogos de creches) e da Secretaria de Saúde (enfermeira e fonoaudióloga do Mamãe Nenê) para definição de diretrizes e elaboração das ações e as estratégias a serem implantadas. Foi proposto a capacitação das 21 creches com berçário do município de Americana, que se deu em 2 etapas (realizadas entre 09/2013 e 11/2014): a capacitação à equipe de apoio (servente, auxiliar de cozinha e cozinheira – 150 funcionários) de cada unidade, em horário disponibilizado durante o expediente de trabalho, com duração mínima de 1 hora.

Incentivar, apoiar e proteger o aleitamento materno junto às crianças que ingressam nas Unidades Educacionais de Creche no município de Americana. A resistência de alguns profissionais e a forte cultura do uso de bicos artificiais para as crianças foram as principais dificuldades encontradas, esses questionamentos foram discutidos e trabalhados durante a capacitação.

O projeto Mama Nenê na Creche de Americana mantém revisão permanente de diretrizes e aperfeiçoamento das ações implantadas, principalmente, pelo fato da Educação realizar, anualmente, novas atribuições de cargos aos seus profissionais. Além disso, esse projeto amplia-se com a execução prática da teoria discutida nas capacitações.

Principal

Graciele Coral Fonseca Michelani, Maria Aparecida Mori Chen, Sandra Regina Possobon, Aline Marcelino da Silva

saúde@americana.sp.gov.br

Coautores

Graciele Coral Fonseca Michelani, Maria Aparecida Mori Chen, Sandra Regina Possobon, Aline Marcelino da Silva

A prática foi aplicada em

Americana

São Paulo

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria de Saúde de Americana (SP)

Av. Bandeirantes, 2.390 - Jardim da Colina, Americana - SP

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Graciele Coral Fonseca Michelani, Maria Aparecida Mori Chen, Sandra Regina Possobon, Aline Marcelino da Silva

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

18 jul 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Integração entre atenção básica e vigilância em saúde na prevenção do mosquito Aedes aegypti
Rio Grande do Sul
Práticas
Grupo Oficina da Memória
Rio Grande do Norte
Práticas
Organização da linha de cuidado do sobrepeso e obesidade na Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba
Paraná
Práticas
A importância da saúde bucal através da alimentação saudável na escola: projeto bucho cheio e boca limpa
Piauí