INTRODUÇÃO
As estratégias de busca ativa de pacientes na Atenção Primária à Saúde desempenham um papel crucial na promoção da saúde e na prevenção de doenças, contribuindo para a melhoria dos indicadores de saúde da população atendida (STARFIELD, 1998). No entanto, muitas vezes, os pacientes podem não comparecer regularmente às consultas ou deixar de buscar os serviços de saúde disponíveis, seja por falta de informação, dificuldades de acesso ou outras barreiras.
Nesse contexto, o projeto de extensão “Ligações de Afeto: Busca Ativa de Pacientes na Atenção Primária à Saúde” surge como uma iniciativa inovadora e humanizada para promover o engajamento dos pacientes com os serviços de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2018). Ao adotar uma abordagem baseada em ligações telefônicas, denominadas “Ligações de Afeto”, o projeto busca estabelecer vínculos mais próximos e empáticos com os pacientes, demonstrando preocupação com seu bem-estar e incentivando sua participação ativa nos cuidados com a saúde.
Além de promover a adesão aos tratamentos e acompanhamentos médicos, as “Ligações de Afeto” têm o potencial de identificar precocemente possíveis problemas de saúde, facilitar o acesso a serviços e exames complementares, e fornecer orientações e suporte emocional aos pacientes, contribuindo assim para a promoção de uma atenção integral e humanizada (BARKER et al., 2019).
Diante da importância da Atenção Primária à Saúde como porta de entrada para o sistema de saúde e do papel fundamental da busca ativa de pacientes na melhoria da qualidade e resolutividade dos serviços oferecidos, o presente projeto se justifica como uma estratégia relevante e eficaz para fortalecer o vínculo entre os usuários e a UBS, promovendo a saúde e o bem-estar da comunidade atendida.
Dessa forma, nosso projeto tem o objetivo de aprimorar o currículo de estágio de atendimento a atenção primária obrigatório dentro da IES de modo que os alunos possam ter a experiência de participar do cuidado integral do paciente criando formas de melhorar através de uma estratégia de busca ativa fortalecendo o vínculo entre os usuários e Unidade Básica de Saúde (UBS) promovendo maior adesão aos cuidados médicos, identificando precocemente os possíveis problemas de saúde e contribuindo para a melhoria dos indicadores de saúde da população atendida.

Objetivos:
Implementar e avaliar a estratégia de “Ligações de Afeto” como uma abordagem de busca ativa de pacientes na Atenção Primária à Saúde, visando fortalecer o vínculo entre os usuários e a Unidade Básica de Saúde (UBS) e do ambulatório da faculdade de medicina, promover a adesão aos cuidados médicos, identificar precocemente possíveis problemas de saúde e contribuir para a melhoria dos indicadores de saúde da população atendida.

Metodologia:
O planejamento das ligações de afeto e treinamento da equipe de alunos será a primeira parte do projeto. O treinamento será oferecido pelas professoras. Nesse treinamento será abordado o conceito de busca ativa de paciente, fornecer orientações sobre técnicas de comunicação empática e estratégias para estabelecer vínculos positivos com os pacientes.
Em segundo lugar, os pacientes serão captados nos períodos de aula curricular e programaremos as ligações para ocorrer em um dia específico após os atendimentos dos alunos na unidade básica de saúde e do ambulatório da faculdade de medicina em período extracurricular.
Para ocorrer a ligação será feito uma leitura prévia do prontuário eletrônico do paciente, disponibilizado pela UBS e ambulatório, para compreender o histórico clínico e as necessidades específicas de cada paciente. A execução das ligações de afeto será dividia em 4 etapas:
a. Interação Pessoal: Abordar o estado de saúde do paciente e de seus familiares, quando relevante, demonstrando empatia e preocupação.
b. Interação Ambulatorial: Informar sobre resultados de exames solicitados, diagnósticos estabelecidos durante a consulta anterior e abordar quaisquer outras queixas relatadas pelo paciente.
c. Interação Preventiva: Discutir medidas preventivas de saúde, identificar potenciais riscos à saúde e fornecer orientações gerais relacionadas à situação do paciente.
d. Interação Informativa: Informar sobre datas de consultas subsequentes ou outros acompanhamentos necessários.
Após isso será feito o registro e avaliação das ligações avaliando a eficácia na promoção a saúde, adesão ao tratamento e estabelecimento de vínculo positivo entre os pacientes e a equipe de saúde da UBS.
Será coletado TCLE dos participantes envolvidos para divulgação.

• Realizar busca ativa dos pacientes da Unidade Básica de Saúde e do Ambulatório da faculdade através das “Ligações de Afeto” de acordo com o cronograma estabelecido, registrando os resultados e as respostas dos pacientes em uma base de dados específica em períodos extracurriculares.
• Identificar os pacientes elegíveis para receber as “Ligações de Afeto”, levando em consideração critérios como históricos de faltas às consultas, doenças crônicas, entre outros.
• Capacitar equipes de saúde da Unidade básica como enfermeiros, técnicos e agentes comunitários de saúde no uso da abordagem de “Ligações de Afeto” e de realização de busca ativa de pacientes.

Portanto, em um mundo cada vez mais conectado digitalmente, as ligações telefônicas emergem como uma ferramenta poderosa e versátil na prestação de cuidados de saúde. Ao proporcionar uma comunicação eficaz e acessível entre pacientes e profissionais de saúde, essas ligações desempenham um papel vital na promoção da saúde, na prevenção de doenças e, em última análise, na salvação de vidas.

O treinamento de equipes de unidades básicas de saúde será feito de forma randômica a partir da disponibilidade das equipes em receber o treinamento de busca ativa a pacientes.

Principal

Lurdiano Freitas

lurdianofreitas@icloud.com

Coautores

Lurdiano Freitas e Aiala Xavier Felipe

A prática foi aplicada em

Ipatinga

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Ipatinga, MG, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Lurdiano Freitas

Conta vinculada

24 jul 2024

CADASTRO

25 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

02 mar 2024

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