Lian Gong e Xiang Gong no pós operatório estenose cervical e radicolopatia.

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA: Apresentar caso de prática exitosa através do Lian Gong e Xiang Gong, em paciente pós operatório. Expor a possibilidade de tratamento de RLC através da atividade coletiva no parque e praças.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: A Prática Corporal Chinesa é oferecida 3 vezes por semana no parque ecológico e praça, com duração de 40 minutos. O grupo é conduzido por um fisioterapeuta treinado, utiliza-se de aparelho de mídia com CD ou pendrive. Qualquer pessoa pode ser beneficiada do grupo, os exercícios oferecidos visam melhora do equilíbrio e concentração, aumento da flexibilidade e diminuição do quadro álgico. INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS: RLC realizou dois procedimentos cirúrgicos, porém manteve os sintomas, estava de licença médica pelo INSS há mais de ano, iniciou Yoga (particular), Lian Gong 1ª parte e Xiang Gong 1ª parte (PICs/SUS) com expectativa de encontrar algum alívio. Chegou deprimida, com limitação da amplitude de movimento, apresentava desequilíbrio em ortostatismo, fraqueza na preensão palmar, limitação na rotação, flexão e extensão do pescoço, fraqueza, era impedida de utilizar sapato com salto alto, deambulava com insegurança. OBSERVAÇÕES/AVALIAÇÃO/MONITORAMENTO: Após conhecer a atividade corporal e frequentar, três vezes por semana, RLC relatou estar mais segura, sem dores, percebeu-se aumento da amplitude de movimento dos membros superiores e inferiores. Na perícia do INSS, RLC informou ao Médico que estava bem e pronta para retornar ao trabalho, segundo RLC o perito questionou se realmente estava preparada para as atividades laborais como auxiliar administrativo, haja vista a gravidade do caso.

A Prática Corporal Chinesa, Lian Gong em dezoito terapias, foi criada pelo Dr. Zhuang Yuan Ming, médico ortopedista Chinês e iniciado no Brasil em 1987 pela Maria Lúcia Lee. Está inserida no SUS através das Práticas Integrativas e Complementares, Portaria 971 de 3 de maio de 2006. Trata-se de discussão de caso, RLC, 60 anos, com diagnóstico de Estenose Cervical e Radiculopatia (Cid.M50.1), sendo submetida a duas Cirurgias. Paciente com cervicalgia crônica com piora da dor e fraqueza do Membro Superior Direito, indicação de tratamento neurocirúrgico devido estenose cervical e compressão da medula, porém mesmo após o procedimento houve manutenção dos sintomas.

A Prática Corporal Chinesa foi introduzida em 2013 em Itabirito/MG, os praticantes relatam com entusiasmo os benefícios da prática, incluindo a diminuição do quadro álgico, maior disposição para as AVDs, melhora do equilíbrio e aumento da flexibilidade. RLC afirma: Estou ótima, já estou trabalhando e muito feliz. Nem lembro das dores. Fiquei muito feliz quando fui à festa de sapato com salto alto.

Principal

Luciano Vieira Miranda

luciano.vieira@pbh.gov.br

A prática foi aplicada em

Itabirito

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Luciano Vieira Miranda

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

28 mar 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas