O processo de envelhecimento populacional é uma realidade que vem se mostrando cada vez mais preocupante no cenário dos países em desenvolvimento. Assim, cuidar do ser que entra nesse processo engloba não somente questões sociodemográficas, mas todas que tratam singularmente deste, como família, crenças, autonomia, situações psicológicas, espirituais e capacidade física. Lian Gong em 18 Terapias é uma prática corporal fundamentada na Medicina Tradicional Chinesa, especialmente desenvolvida para prevenir e tratar dores no corpo. No Brasil, Lian Gong em 18 Terapias faz parte da Política Nacional das Práticas Integrativas e Complementares e também constitui ação relevante na Política Nacional de Promoção da Saúde. em agosto de 2014, iniciou-se a pratica do Lian Gong no município de Presidente Juscelino-MG, ministrada por enfermeiras da atenção primaria, onde foram capacitadas por profissionais da SES-MG no Instituto Mineiro de Thai Chi Chuan em Belo Horizonte.
Tratar e prevenir dores no corpo, problemas osteomusculares, articulares, redução da demanda pelo atendimento nos Centros de Saúde e maior socialização dos idosos do município. o projeto está sendo desenvolvido desde agosto de 2014 até o momento. A prática é desenvolvida na E.S.F. Renascer, Zona Urbana do município de Presidente Juscelino (MG). Os dados e análises foram coletados e analisadas no mês de março de 2019. o instrumento de coleta foi um questionário aplicado para os integrantes com no mínimo 6 meses de participação. Foram aplicados questionário a 41 participantes, com o objetivo do conhecimento do perfil sociodemográfico, onde incluiu a idade, ocupação, escolaridade, estado civil e dados referentes ao objetivo do estudo. Alguns participantes preencheram o questionário no próprio local da prática e outros na própria residência, assegurando esclarecimentos necessários para o adequado consentimento.
A partir da análise dos resultados, obteve-se que 29,2% participantes são analfabetos e 48,7% tem ensino fundamental incompleto, 63,4% são casados, 9,7 solteiros e 24,9 viúvos, a predominância é do sexo feminino com 75,6%. A faixa etária total predominante foi 60 a 79 anos (73,1% dos integrantes). Maior que 80 anos são 14,6%, os aposentados são 82,9%. Antes de iniciarem a prática, 85,3 % queixavam se de dor articular, após 6 meses da prática apenas 29,2% permaneceram com dor. Dos integrantes, 73,1% são hipertensos e 29,2% diabéticos, após o início da prática, 60,9 % referiram ter diminuído o uso de medicamentos, um outro grande benefício do Lian Gong foi a diminuição da procura de atendimento na UBS, sendo 70,7%.Quanto à participação dos integrantes perante as práticas do Lian Gong é possível identificar o bem estar com os movimentos físicos e os benefícios para o cotidiano dos mesmos, os quais possibilitam o desenvolvimento de tarefas diárias e interação social, assim também como o bem estar mental. Dessa forma, é de destaque a relevante importância da participação das políticas em saúde pública e programas de atividade física como promoção à saúde do idoso no âmbito da atenção primária.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO