Leishmaniose visceral no município de Marcos Parente (PI): ações de prevenção e promoção à saúde

A leishmaniose visceral (LV), possui alta letalidade, especialmente em portadores não tratados e crianças desnutridas, caracterizando-se como parasitose de caráter emergente em indivíduos portadores do vírus da imunodeficiência adquirida (HIV). 90% dos casos descritos na América Latina foram notificados no Brasil, distribuídos em todas as regiões do país, especialmente na região Nordeste. A LV era, predominantemente rural, porém, vem apresentado mudanças no seu padrão de transmissão. De acordo com o IBGE, 2017 o Município de Marcos Parente (PI), possui uma população de 4.456 habitantes, e de acordo om o último senso canino realizado no município, estimou-se uma população de 750 cães. No ano de 2017, após a notificação de um caso e LV humana, a Secretaria Municipal de Saúde implementou um projeto de prevenção e promoção de saúde voltado para a sensibilização dos proprietários de cães do município quanto a importância das ações de combate e prevenção da LV.

Reduzir a incidência de Leishmaniose Visceral no município de Marcos Parente Piauí . A equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Estratégia Saúde da Família e agentes de saúde ambiental), desde o ano de 2017, vêm realizando ações de prevenção e promoção à saúde nas zonas urbana e rural do município, divididas em quatro vertentes de ação: 1 – Realização de testes rápidos em cães, com implantação do dia “D” de combate à Leishmaniose, 2 – coleta de sangue dos cães, com teste rápido positivo, para realização de sorologia no Lacen, 3 – orientações à população, sobre medidas de prevenção e controle da proliferação do mosquito transmissor da LV. 4 – borrifações domiciliares e peridomiciliares com casos sorológicos positivos.

Foram realizados 615 testes rápidos para leishmaniose em cães, sendo 100 no ano de 2017, 168 no ano de 2018 e 347 testes em março de 2019 por ocasião do dia “D” de combate à leishmaniose. Dos testes rápidos realizados, 101 apresentaram positividade para leishmaniose. Efetivada a sorologia, constatou-se 7 cães sororreagentes em 2017 e 18 cães em 2018. Dos 56 cães que apresentaram teste rápido positivo em 2019, foi realizada a coleta de sangue venoso para avaliação laboratorial sorológica pelo Lacen e ainda não foram liberados os resultados. A equipe de vigilância epidemiológica do município, realizou 55 testagem rápida nos contatos domiciliares humanos desses animais em 2018 e 60 borrifações em área urbana. Tendo em vista que o estado do Piauí é endêmico para Leishmaniose, essas ações são estratégicas para o controle da doença. Trata-se de um primeiro passo de vigilância permanente para diminuir ao máximo ou erradicar a transmissão da leishmaniose humana no município de Marcos Parente (PI).

Principal

Amanda Torres Nunes

amandatnunes@hotmail.com

Coautores

Judith Carla Trajano Mousinho, Eunice Cristina Oliveira, José Wenes Martins

A prática foi aplicada em

Marcos Parente

Marcos Parente

Marcos Parente

Marcos Parente

Marcos Parente

Marcos Parente

Marcos Parente

Marcos Parente

Marcos Parente

Piauí

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Marcos Parente (PI)

Avenida Elisio Mousinho, 157, Marcos Parente - PI, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Amanda Torres Nunes

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

19 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas