Olá,

Visitante

Interdisciplinaridade: Garantindo a Integralidade do Cuidado com Grupos de Cessação de Tabagismo no Município de Concórdia – Sc

Compartilhar a experiência exitosa da implementação e execução, de forma continuada, do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), na cidade de Concórdia/SC. Expondo o trabalho com grupos com centralidade na atuação interdisciplinar.MetodologiaOs grupos são realizados desde 2015, acontecem à noite com uma média de 20 participantes, sendo formados 04 grupos/ano. O desenvolvimento é por meio de equipe interdisciplinar composta por Assistente Social, Enfermeiros, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico, Nutricionista e Psicóloga, que participam em todos os encontros com ações conjuntas, integradas e inter-relacionadas, por seis meses. Além das prerrogativas apontadas no Consenso para Abordagem e Tratamento do Fumante (2001- Ministério da Saúde) a criação de vínculo é um importante recurso utilizado, bem como apoio profissional, atividades lúdicas, canto, dinâmicas de grupo, uso de materiais audiovisuais, com enfoque na melhora da qualidade de vida e autonomia do paciente.

Através deste relato expõe-se a experiência exitosa quanto à aplicação do Programa Nacional de Cessação de Tabagismo na modalidade de grupo, no município de Concórdia – SC. Este realiza-se desde 2015 com centralidade na atuação interdisciplinar e na construção de vínculos, como forma de garantir a integralidade do cuidado, colocando o paciente como protagonista de seu processo de saúde-doença para que assim seja ofertado um tratamento que de fato seja resolutivo. O tabagismo é hoje, a principal causa de morbimortalidade previnível, a cessação do seu uso traz um considerável custo-benefício à Saúde Pública. Além disso, existem os benefícios biopsicossociais ao paciente e ao meio em que convive, por isso torna-se imprescindível que experiências exitosas e em consonância aos preceitos básicos das Políticas Públicas de Saúde sejam divulgadas e repassadas, com intuito de serem reproduzidas e melhoradas e que cada vez mais pessoas tenham acesso ao tratamento para o tabagismo.

Comprova-se assim, a importância da atuação interdisciplinar na saúde, neste caso com a realização de grupo de cessação de tabagismo, no qual todo o acompanhamento é realizado por equipe interdisciplinar, o que possibilita maior efetividade no tratamento e maior superação das dificuldades encontradas ao longo do processo. Dessa forma, busca-se a construção da integralidade do cuidado e respostas mais eficazes as variadas dimensões que envolvem o processo saúde-doença.

Principal

Géssica Regina Borgmann

A prática foi aplicada em

RJ

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Concórdia

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Ideiasus/Fiocruz, Conasems

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Promoção de Saúde dos Caminhoneiros e Caminhoneiras no Ponto de Parada e Descanso do Município do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Práticas
Projeto Peso Saudável
Tocantins
Práticas
Formação em Diabetes para Profissionais da Educação de Blumenau/Sc
Rio Grande do Sul
Práticas
Oficina com Mulheres: Desenvolvimento de Ações de Cuidado Voltados ao Hiv/ Aids
Rio Grande do Sul
Práticas
Benefícios da Implementação de Assistência Médica 24 Horas em uma Cidade do Interior Paraibano
Paraíba
Práticas
Projeto Resgatando Sorrisos
Paraíba
Práticas
Acolhimento Como Ferramenta de Escuta e Mobilização no Grupo de Mães do Tea no Município de Sumé
Paraíba
Práticas
Programa de Atendimento Fisioterapêutico Domiciliar em Pacientes Crônicos Restrito ao Leito em Locais de Difícil Acesso
Rio de Janeiro
Práticas
Agenda Jovem Aprendiz
Minas Gerais
Práticas
Hiperdia em Ação nas Comunidades: Estratégias para Melhorar a Qualidade de Vida dos Cidadãos Coqueirenses.