favor seguir os ajustes necessários abaixo:
Este relato tem como objetivo apresentar a experiência de desenvolvimento de uma matriz de ações intersetoriais entre os serviços da Atenção Primária à Saúde e da Assistência Social no município de Anajatuba, desenvolvida no período de setembro de 2025 a maio de 2026. A iniciativa teve como finalidade fortalecer a articulação entre SUS e SUAS por meio do planejamento conjunto, da territorialização das ações e da construção de estratégias integradas de promoção da saúde, proteção social e garantia de direitos.
Participaram da experiência as Unidades Básicas de Saúde Olho d’Água, João Soares, Idalina Ferreira Abreu – CUMBI, Maria Freire, Maria de Ribamar Dutra (Bacabal), Guarimã (Equipe 14), Francisca de Jesus Silva (Perimirim) e Santa Luzia, em articulação com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Anajatuba, equipe do CREAS, CAPS e eMulti, Conselhos Locais, Coordenação da Juventude, Coordenação da Mulher, lideranças religiosas, Centro de Convivência, escolas, comunidade quilombola, lideranças comunitárias e demais parceiros do território.
A matriz intersetorial foi elaborada a partir da identificação de demandas prioritárias relacionadas à saúde materno-infantil; promoção da atividade física; cuidado à pessoa idosa e aos cuidadores; prevenção da gravidez na adolescência; orientações sobre o Programa Criança Feliz; prevenção das infecções sexualmente transmissíveis; imunização; prevenção ao uso abusivo de drogas; saúde mental; saúde do homem; cuidado às pessoas com hipertensão e diabetes; acesso a direitos e benefícios sociais; fortalecimento de vínculos familiares; e ampliação do acesso da população aos serviços públicos.
As ações foram desenvolvidas de forma integrada entre os serviços da Saúde e da Assistência Social, envolvendo planejamento conjunto, definição compartilhada de estratégias e realização de atividades voltadas às necessidades do território. Entre as principais ações realizadas destacam-se: grupos de gestantes adolescentes de 10 a 19 anos; rodas de conversa sobre planejamento familiar, prevenção ao uso abusivo de drogas e Semana do Bebê; ações educativas sobre os direitos da pessoa idosa e o cuidado integral aos idosos; atividades do Hiperdia voltadas para hipertensos, diabéticos e idosos; campanhas de vacinação; atividades educativas relacionadas ao Maio Laranja; orientações sobre Cadastro Único e serviços socioassistenciais; além de mobilizações comunitárias para o fortalecimento da rede de proteção social.
Outras ações de destaque foram o Projeto Movimente-se, com o objetivo de promover a saúde física e mental de idosos com doenças crônicas não transmissíveis; o uso do teatro como estratégia criativa e inovadora de mobilização de mães, crianças e adultos acerca da importância da vacinação; e o Projeto PAIF “Mulheres que Transformam”, voltado à apresentação dos serviços ofertados pelas unidades, realização de atividades laborais, atualização do Cadastro Único nas comunidades e atendimentos individualizados em todos os territórios de Anajatuba, incluindo comunidades quilombolas, com a participação de profissionais das Unidades Básicas de Saúde na oferta de exames e outros atendimentos. Também houve parceria com as escolas para realização de oficinas de pintura, trabalhos em tecido, confecção com miçangas, reutilização de garrafas PET e produção de artesanato.
Outro destaque foi o grupo “Cuidadores de Idosos”, criado com o objetivo de capacitar cuidadores no cuidado direto à pessoa idosa, com enfoque na prevenção de acidentes e na promoção do cuidado integral.
O “Bloquinho da Prevenção” também recebeu destaque por desenvolver ações voltadas aos adolescentes, com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção da gravidez na adolescência.
Durante a execução da matriz intersetorial, os profissionais identificaram a necessidade de construção de um plano de aproximação entre as equipes da Saúde e da Assistência Social, visando fortalecer a integração entre os profissionais e garantir a continuidade das ações desenvolvidas.
As atividades contemplaram diferentes públicos, como crianças, adolescentes, gestantes, idosos, cuidadores, mulheres, profissionais da saúde e da assistência social, professores e população quilombola. A atuação integrada entre UBS e CRAS favoreceu a ampliação do acesso da população às políticas públicas, o fortalecimento do vínculo entre equipes e comunidade, além da construção de estratégias compartilhadas de cuidado e proteção social.
A experiência contribuiu para fortalecer a intersetorialidade entre Saúde e Assistência Social, promovendo maior integração entre os serviços, qualificação do atendimento às famílias, troca de saberes entre as equipes e desenvolvimento de ações mais resolutivas e humanizadas, alinhadas aos princípios do SUS e do SUAS.
A iniciativa foi desenvolvida com o apoio do Programa Ciclo Saúde Proteção Social, uma iniciativa da Fundação Vale e do CEDAPS, no âmbito do Programa Juntos pela Saúde (BNDES e IDIS), em implementação no período de 2023 a 2026.
A experiência surgiu diante da necessidade de fortalecer o acompanhamento das pessoas assistidas nas comunidades, especialmente crianças, adolescentes, idosos, cuidadores e famílias em situação de vulnerabilidade social. As equipes identificaram desafios relacionados ao acesso à informação, à garantia de direitos, à promoção da qualidade de vida e à integração entre os serviços da Saúde e da Assistência Social. Também foram observadas dificuldades na articulação entre os equipamentos públicos do território e na construção de estratégias conjuntas para responder às demandas da população.
Nesse contexto, a matriz intersetorial foi implementada como estratégia para qualificar o planejamento compartilhado, fortalecer o trabalho em rede e promover ações mais integradas, humanizadas e resolutivas, contribuindo para a ampliação do acesso às políticas públicas e para o fortalecimento da proteção social nos territórios.
A implementação da matriz intersetorial contribuiu para o fortalecimento da articulação entre UBS e CRAS, promovendo planejamento conjunto, troca de informações e alinhamento das ações desenvolvidas no território. Entre os principais resultados alcançados destacam-se a ampliação da participação da comunidade nas atividades, fortalecimento do vínculo entre os serviços e os profissionais e a população, maior integração entre as políticas públicas de Saúde e Assistência Social e ampliação do acesso às orientações sobre direitos e serviços. As ações também favoreceram a realização de atividades compartilhadas, encaminhamentos articulados e desenvolvimento de estratégias voltadas à promoção da saúde, proteção social e garantia de direitos, contribuindo para um acompanhamento mais humanizado e efetivo das famílias.
Um dos resultados foi a relação de co-responsabilidade entre as políticas públicas (entre a Saúde e Assistência), hoje as políticas se complementam e se fortalecem.
Para implementação de experiências semelhantes, recomenda-se fortalecer o diálogo permanente entre as políticas públicas de Saúde e Assistência Social, realizando planejamentos conjuntos e reuniões periódicas entre as equipes. É fundamental promover escuta qualificada da população, reconhecer as demandas específicas do território e construir ações alinhadas às necessidades da comunidade. Também é importante fortalecer o trabalho em rede, definir responsabilidades compartilhadas entre os serviços e incentivar ações integradas de promoção da saúde, proteção social e garantia de direitos. A experiência demonstra que a intersetorialidade contribui para ampliar o acesso da população aos serviços públicos e qualificar o cuidado oferecido às famílias acompanhadas no território.
Estabelecer fluxos e POPs (procedimento padrão) para facilitar a comunicação.
Rua da Rodagem nº01 povoado Bacabal
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO