A Podologia é a ciência na área da saúde especializada na investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças que afetam os pés e suas repercussões no organismo humano, sendo o podologista o profissional de saúde devidamente habilitado para o tratamento das patologias do pé. O diabetes afeta cerca de 246 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, de acordo com o Vigitel 2019 (Sistema de Monitoramento de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas Não Transmissíveis), a ocorrência média de diabetes na população adulta (acima de 18 anos) é de 5,2%, o que representa 6.399.187 de pessoas que confirmaram ser portadoras da doença. Tendo em vista esse crescimento assustador de pessoas com diabetes no Brasil é preciso educar o paciente, para que ele saiba que o diabetes não tem cura, mas requer cuidados e tratamento para controlar a doença e conviver bem com ela. A Educação em diabetes desempenha um papel importante no incentivo e na orientação da pessoa com diabetes e seus familiares, no cuidado, na adesão ao tratamento, mostrando a autonomia da sua condição. A Educação em diabetes juntou-se ao atendimento de Podologia para qualificar esse atendimento aos usuários do SUS do município de Tanguá. O atendimento é direcionado as pessoas com diabetes visando a prevenção da internação, amputação dos membros inferiores, com isso aumentando a autoestima e melhorando a qualidade de vida do paciente.
Objetivo geral: orientar e promover a prevenção no cuidado da pessoa com diabetes, através da Educação em diabetes e do atendimento de Podologia a esses usuários. Objetivos específicos: ressaltar a importância da identificação precoce de complicações de seus membros inferiores verificar a pressão arterial e a glicemia dos pacientes na pré-consulta valorizar a importância do autocuidado, das mudanças em seu estilo de vida, incluindo sua educação no seu tratamento estimular o vínculo do usuário com a Unidade Básica de Saúde ratificar que as ações de promoção a saúde são aquelas que vão contribuir para proporcionar autonomia ao indivíduo e a família, com informações que os tornam capazes de escolher comportamentos que vão favorecer a sua saúde, relacionadas ao modo de viver, condições de trabalho, educação, lazer e cultura.
No ano de 2021 iniciamos o atendimento de podologia no município de Tanguá, destinado prioritariamente aos pacientes diabéticos. Sabendo do atual problema que atinge uma parcela considerável da população mundial e principalmente no Brasil, em Tanguá temos aproximadamente 2.400 pessoas com diabetes. Os pacientes são triados nas Unidades Básicas de Saúde, e após uma avaliação do médico ou enfermeira da unidade, recebem o encaminhamento para o atendimento da podóloga no centro de especialidades do município. Antes, durante e após o atendimento, todos os pacientes recebem a Educação em diabetes por profissional capacitada para este fim, com o objetivo de orientar e promover a prevenção no cuidado integral da pessoa com diabetes. As profissionais realizam o atendimento juntas, com o acolhimento necessário.
Somente no último ano de 2024, tivemos um total de 478 pessoas atendidas pela podologia com a Educação em diabetes, encaminhadas das 13 Unidades Básicas de Saúde e de toda a rede de saúde.
Observamos que o Projeto teve uma boa aceitação com excelentes resultados da prevenção nas amputações, nas internações com a descompensação glicêmica.
Rua Vereador Manoel Macedo - Tanguá - RJ, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO