- Atenção Primária à Saúde
Larissa Penha Moraes
- 22 set 2024
Amapá
A INSERÇÃO DE DISPOSITIVOS INTRAUTERINOS (DIUS) NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE REPRESENTA UMA PRÁTICA IMPORTANTE PARA O PLANEJAMENTO FAMILIAR E CONTROLE DE NATALIDADE. ESSES DISPOSITIVOS OFERECEM UMA OPÇÃO DE CONTRACEPÇÃO DE LONGA DURAÇÃO E SÃO ALTAMENTE EFICAZES.
A INSERÇÃO DE DISPOSITIVOS INTRAUTERINOS (DIUS) NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) DO BRASIL SEGUE OBJETIVOS ESTRATÉGICOS ALINHADOS COM AS POLÍTICAS DE SAÚDE PÚBLICA VOLTADAS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE REPRODUTIVA E PLANEJAMENTO FAMILIAR.
OBJETIVO GERAL:
– REALIZAR INSERÇÃO DE DISPOSITIVOS INTRA-UTERINOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAUDE NO MUNICÍPIO DE NOVA PALMEIRA-PB
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
– PROMOVER O ACESSO UNIVERSAL A CONTRACEPÇÃO;
– REDUZIR AS TAXAS DE GRAVIDEZ NÃO PLANEJADA;
– OFERECER MAIS ESCOLHAS NO CONTROLE DE SUA SAÚDE REPRODUTIVA;
– ASSEGURAR A SAÚDE E O DIREITO REPRODUTIVO.
O MÉDICO DE FAMÍLIA, APÓS PARTICIPAR DE TREINAMENTOS PARA INSERIR DIUS, O QUE INCLUI CONHECIMENTO TÉCNICO SOBRE O PROCEDIMENTO, BEM COMO HABILIDADES PARA ACONSELHAMENTO DOS PACIENTES SOBRE OS DIFERENTES TIPOS DE DIUS (HORMONAIS E NÃO HORMONAIS), SEUS BENEFÍCIOS, EFEITOS COLATERAIS, E O QUE ESPERAR DURANTE E APÓS A INSERÇÃO, DEMOS INÍCIO A COLOCAÇÃO DE DIU’S NO MUNICÍPIO DE NOVA PALMEIRA-PB, SEGUINDO AS DIRETRIZES QUE REGEM O SUS NA APS DA SEGUINTE FORMA:
1. ANTES DA INSERÇÃO, FOI REALIZADA UMA CONSULTA INICIAL DETALHADA PARA DISCUTIR AS OPÇÕES CONTRACEPTIVAS DISPONÍVEIS, AVALIAR A SAÚDE GERAL DA PACIENTE E REALIZAR UM EXAME PÉLVICO. ESTA CONSULTA TAMBÉM INCLUI A COLETA DE HISTÓRICO MÉDICO COMPLETO PARA IDENTIFICAR QUALQUER CONTRAINDICAÇÃO AO USO DO DIU.
2. UTILIZOU-SE OS CRITÉRIOS DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS) PARA CONTRACEPTIVOS PARA DETERMINAR A ADEQUAÇÃO DO DIU PARA CADA PACIENTE. É IMPORTANTE CONSIDERAR FATORES COMO HISTÓRICO DE DSTS, INFECÇÕES PÉLVICAS, E CONDIÇÕES DE SAÚDE QUE PODEM INFLUENCIAR A ESCOLHA DO MÉTODO CONTRACEPTIVO.
3. AS INSERÇÕES DOS DIU FORAM REALIZADAS EM UM AMBIENTE ESTÉRIL DENTRO NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE NOVA PALMEIRA-PB.
4. APÓS A INSERÇÃO DO DIU, JÁ MARCAMOS UMA CONSULTA DE ACOMPANHAMENTO PARA VERIFICAR A POSIÇÃO DO DIU, (GERALMENTE É SOLICITADO UM USG TRANSVAGINAL APÓS 30 DIAS DA INSERÇÃO) NA OCASIÃO SÃO ESCLARECIDOS QUAISQUER PREOCUPAÇÕES DA PACIENTE, E AVALIAÇÃO SINTOMAS COMO DOR OU SANGRAMENTO IRREGULAR. ACOMPANHAMENTO CONTÍNUO É SEMPRE ORIENTADO PARA GARANTIR A EFICÁCIA E CONFORTO.
POR FIM, AS PACIENTES SÃO ORIENTADAS SOBRE COMO VERIFICAR PERIODICAMENTE OS FIOS DO DIU, A IMPORTÂNCIA DE RELATAR QUAISQUER PROBLEMAS, E QUANDO RETORNAR PARA EXAMES DE ROTINA OU SUBSTITUIÇÃO DO DISPOSITIVO.
A INSERÇÃO DE DIUS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA É INTEGRADA COM OUTROS SERVIÇOS DE SAÚDE REPRODUTIVA, INCLUINDO EXAMES DE PAPANICOLAU, RASTREAMENTO DE DSTS, E ACONSELHAMENTO SOBRE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA.
PROMOVER A INSERÇÃO DE DIUS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA É UMA FORMA EFICAZ DE MELHORAR O ACESSO À CONTRACEPÇÃO, REDUZIR AS TAXAS DE GRAVIDEZ NÃO PLANEJADA E APOIAR A AUTONOMIA REPRODUTIVA DAS MULHERES. AO MESMO TEMPO, É FUNDAMENTAL QUE OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA ESTEJAM BEM EQUIPADOS E TREINADOS PARA OFERECER ESTE SERVIÇO DE FORMA SEGURA E INFORMADA.
REALIZAR CAPACITAÇÃO DE MÉDICOS E ENFERMEIRAS DAS EQUIPES DE ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA, PROMOVER BUSCA ATIVA ATRAVÉS DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE, FACILITAR O ACESSO DAS USUÁRIAS ATRAVÉS DE AGENDAMENTO PARA INSERÇÃO DO DIU, SOLICITAR JUNTO A SECRETARIA DO ESTADO OS DISPOSITIVOS INTRAUTERINOS.
Rua Almisa Rosa, Nova Palmeira - PB, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO