Inserção de dispositivo intrauterino (DIU) na ESF: uma garantia ao direito reprodutivo da mulher

A INSERÇÃO DE DISPOSITIVOS INTRAUTERINOS (DIUS) NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE REPRESENTA UMA PRÁTICA IMPORTANTE PARA O PLANEJAMENTO FAMILIAR E CONTROLE DE NATALIDADE. ESSES DISPOSITIVOS OFERECEM UMA OPÇÃO DE CONTRACEPÇÃO DE LONGA DURAÇÃO E SÃO ALTAMENTE EFICAZES.
A INSERÇÃO DE DISPOSITIVOS INTRAUTERINOS (DIUS) NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) DO BRASIL SEGUE OBJETIVOS ESTRATÉGICOS ALINHADOS COM AS POLÍTICAS DE SAÚDE PÚBLICA VOLTADAS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE REPRODUTIVA E PLANEJAMENTO FAMILIAR.

OBJETIVO GERAL:
– REALIZAR INSERÇÃO DE DISPOSITIVOS INTRA-UTERINOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAUDE NO MUNICÍPIO DE NOVA PALMEIRA-PB

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
– PROMOVER O ACESSO UNIVERSAL A CONTRACEPÇÃO;
– ⁠REDUZIR AS TAXAS DE GRAVIDEZ NÃO PLANEJADA;
– ⁠OFERECER MAIS ESCOLHAS NO CONTROLE DE SUA SAÚDE REPRODUTIVA;
– ⁠ASSEGURAR A SAÚDE E O DIREITO REPRODUTIVO.

O MÉDICO DE FAMÍLIA, APÓS PARTICIPAR DE TREINAMENTOS PARA INSERIR DIUS, O QUE INCLUI CONHECIMENTO TÉCNICO SOBRE O PROCEDIMENTO, BEM COMO HABILIDADES PARA ACONSELHAMENTO DOS PACIENTES SOBRE OS DIFERENTES TIPOS DE DIUS (HORMONAIS E NÃO HORMONAIS), SEUS BENEFÍCIOS, EFEITOS COLATERAIS, E O QUE ESPERAR DURANTE E APÓS A INSERÇÃO, DEMOS INÍCIO A COLOCAÇÃO DE DIU’S NO MUNICÍPIO DE NOVA PALMEIRA-PB, SEGUINDO AS DIRETRIZES QUE REGEM O SUS NA APS DA SEGUINTE FORMA:
1. ANTES DA INSERÇÃO, FOI REALIZADA UMA CONSULTA INICIAL DETALHADA PARA DISCUTIR AS OPÇÕES CONTRACEPTIVAS DISPONÍVEIS, AVALIAR A SAÚDE GERAL DA PACIENTE E REALIZAR UM EXAME PÉLVICO. ESTA CONSULTA TAMBÉM INCLUI A COLETA DE HISTÓRICO MÉDICO COMPLETO PARA IDENTIFICAR QUALQUER CONTRAINDICAÇÃO AO USO DO DIU.
2. UTILIZOU-SE OS CRITÉRIOS DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS) PARA CONTRACEPTIVOS PARA DETERMINAR A ADEQUAÇÃO DO DIU PARA CADA PACIENTE. É IMPORTANTE CONSIDERAR FATORES COMO HISTÓRICO DE DSTS, INFECÇÕES PÉLVICAS, E CONDIÇÕES DE SAÚDE QUE PODEM INFLUENCIAR A ESCOLHA DO MÉTODO CONTRACEPTIVO.
3. ⁠AS INSERÇÕES DOS DIU FORAM REALIZADAS EM UM AMBIENTE ESTÉRIL DENTRO NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE NOVA PALMEIRA-PB.
4. APÓS A INSERÇÃO DO DIU, JÁ MARCAMOS UMA CONSULTA DE ACOMPANHAMENTO PARA VERIFICAR A POSIÇÃO DO DIU, (GERALMENTE É SOLICITADO UM USG TRANSVAGINAL APÓS 30 DIAS DA INSERÇÃO) NA OCASIÃO SÃO ESCLARECIDOS QUAISQUER PREOCUPAÇÕES DA PACIENTE, E AVALIAÇÃO SINTOMAS COMO DOR OU SANGRAMENTO IRREGULAR. ACOMPANHAMENTO CONTÍNUO É SEMPRE ORIENTADO PARA GARANTIR A EFICÁCIA E CONFORTO.
POR FIM, AS PACIENTES SÃO ORIENTADAS SOBRE COMO VERIFICAR PERIODICAMENTE OS FIOS DO DIU, A IMPORTÂNCIA DE RELATAR QUAISQUER PROBLEMAS, E QUANDO RETORNAR PARA EXAMES DE ROTINA OU SUBSTITUIÇÃO DO DISPOSITIVO.

A INSERÇÃO DE DIUS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA É INTEGRADA COM OUTROS SERVIÇOS DE SAÚDE REPRODUTIVA, INCLUINDO EXAMES DE PAPANICOLAU, RASTREAMENTO DE DSTS, E ACONSELHAMENTO SOBRE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA.
PROMOVER A INSERÇÃO DE DIUS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA É UMA FORMA EFICAZ DE MELHORAR O ACESSO À CONTRACEPÇÃO, REDUZIR AS TAXAS DE GRAVIDEZ NÃO PLANEJADA E APOIAR A AUTONOMIA REPRODUTIVA DAS MULHERES. AO MESMO TEMPO, É FUNDAMENTAL QUE OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA ESTEJAM BEM EQUIPADOS E TREINADOS PARA OFERECER ESTE SERVIÇO DE FORMA SEGURA E INFORMADA.

REALIZAR CAPACITAÇÃO DE MÉDICOS E ENFERMEIRAS DAS EQUIPES DE ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA, PROMOVER BUSCA ATIVA ATRAVÉS DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE, FACILITAR O ACESSO DAS USUÁRIAS ATRAVÉS DE AGENDAMENTO PARA INSERÇÃO DO DIU, SOLICITAR JUNTO A SECRETARIA DO ESTADO OS DISPOSITIVOS INTRAUTERINOS.

Principal

Rui Araújo Júnior

ruiaraujojunior@gmail.com

médico saúde da família

A prática foi aplicada em

Nova Palmeira

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Rua Almisa Rosa, Nova Palmeira - PB, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Délis Pâmella de Fátima Dantas Lima

Conta vinculada

15 abr 2024

CADASTRO

15 abr 2024

ATUALIZAÇÃO

11 maio 2023

inicio

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas