Inconformidades sanitárias mais frequentes em estabelecimentos odontológicos do município de Jundiaí/São Paulo: estudo e análise de 29 meses

Comparativo das inconformidades sanitárias mais frequentes em estabelecimentos odontológicos de Jundiaí – SP: estudo, análise e intervenção educativa, de janeiro/2021 a maio/2023.
A atividade odontológica, por suas características, é considerada de alto risco sanitário. Há grande probabilidade de ocorrência de eventos adversos em virtude do descontrole destes riscos durante a realização das atividades. • A Vigilância Sanitária deve possuir um olhar especial nesta atividade, de modo a contribuir na garantia da promoção e proteção à saúde dos pacientes e profissionais, minimizando os possíveis riscos sanitários inerentes às atividades.
Jundiaí, com aproximadamente 423.006 habitantes, possui 612 estabelecimentos odontológicos cadastrados no Sistema de Informações em Vigilância Sanitária.
MÉTODO • Nesse período foram registradas todas as inconformidades constatadas em todas as inspeções sanitárias nos estabelecimentos odontológicos do no município de Jundiaí, independentemente das motivações (programadas, denúncias, etc.). • Para fins didáticos e de organização, as inconformidades foram separadas por grupos relacionados a(ao): 1. Equipamento de raios X; 2. Esterilização; 3. Resíduos; 4. EPI´s; 5. Documentação; 6. Manutenções diversas; 7. Estrutura física/Processos de trabalho/Diversos.
CONCLUSÃO • O estudo revelou a dificuldade do setor regulado em relação aos aspectos sanitários mínimos para o exercício das atividades odontológicas. • A tabulação das inconformidades passou a ser protocolo das ações de VISA na atividade odontológica e o Manual elaborado passou a ser divulgado ao setor regulado. • Em maio de 2023, já foi possível constatar uma redução na incidência das inconformidades, bem como no índice de reinspeções sanitárias necessárias (25,81% em 2021 contra 17,59% em 2023).

Na atividade odontológica há grande probabilidade de ocorrência de eventos adversos em virtude do descontrole de riscos sanitários durante a realização das atividades. A Vigilância Sanitária deve possuir um olhar especial para essa atividade, contribuindo para a proteção à saúde dos pacientes e profissionais, minimizando os riscos sanitários envolvidos. O objetivo deste trabalho é analisar a incidência das inconformidades constatadas nas inspeções realizadas pela VISA de Jundiaí, de janeiro de 2021 a maio de 2023 e, através desta análise, adotar medidas educativas para a melhoria das condições sanitárias dos estabelecimentos.
DISCUSSÃO • Com os resultados obtidos, foi possível quantificar e qualificar as inconformidades, embasando a adoção de orientações pertinentes, de acordo com o risco sanitário envolvido. • Através desses dados e com base na legislação, foi elaborado um Manual Orientativo, direcionado aos responsáveis pelos estabelecimentos odontológicos, que passou a ser divulgado no início de 2022, como parte das ações educativas e fiscalizatórias realizadas pela equipe técnica.

Jundiaí possui 612 estabelecimentos odontológicos cadastrados no Sistema de Informações em Vigilância Sanitária. De janeiro de 2021 a maio de 2023 foram realizadas 914 inspeções sanitárias. Do total de 3042 inconformidades constatadas durante as inspeções, 28,04% foram relacionadas aos resíduos; 19,49% à esterilização; 14,46% à estrutura física/processo de trabalho; 14,14% à documentação/cadastro; 12,23 aos equipamentos de raios X; 11,11% às manutenções diversas; e 0,56% relacionadas aos EPI´s. O estudo revela a dificuldade do setor regulado em relação aos aspectos sanitários mínimos para o exercício das atividades odontológicas.

Com os resultados obtidos, foi possível quantificar e qualificar as inconformidades, embasando a adoção de orientações pertinentes, de acordo com o risco sanitário envolvido. Através dos dados coletados e com base na legislação vigente, foi elaborado um Manual Orientativo, direcionado aos responsáveis pelos estabelecimentos odontológicos, que passou a ser divulgado no início de 2022, como parte das ações educativas e fiscalizatórias realizadas pela equipe técnica. Mesmo com a finalização e divulgação do manual, continuou-se com a tabulação das inconformidades e, em maio de 2023, já foi possível constatar uma redução na incidência das mesmas, bem como do índice de reinspeções sanitárias necessárias (25,81% em 2021 contra 17,59%¨em 2023). Pode-se concluir que essa redução é resultado advindo de ações orientativas através, entre outras, da divulgação do manual. A tabulação das inconformidades das atividades odontológicas passou a ser parte integrante das ações de VISA no município, de modo que o órgão possa monitorar a qualidade da prestação de serviços desta CNAE e, assim, ter embasamento para a adoção de medidas específicas orientativas quando necessário.

Principal

CARLOS EDUARDO DE SOUZA TEIXEIRA

ceteixeira@xn--jundia-8va.sp.gov.br

Autoridade Sanitária

Coautores

Carlos Eduardo de Souza Teixeira (odontólogo e autoridade sanitária) , Vanessa Camargo Giovani da Silva (enfermeira e autoridade sanitária).

A prática foi aplicada em

Jundiaí

São Paulo

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 964 - Centro, Jundiaí - SP, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

CARLOS EDUARDO DE SOUZA TEIXEIRA

Conta vinculada

22 abr 2025

CADASTRO

22 abr 2025

ATUALIZAÇÃO

01 jan 2021

inicio

31 maio 2023

fim

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas

agar.io