Importância da qualificação da ESF na avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor em crianças de 0 a 24 meses

A Estratégia de Saúde da Família (ESF), implantada no Brasil em 1994, consolidou-se como o principal modelo de atenção primária à saúde, promovendo uma abordagem holística e integrada do cuidado à população. Esse modelo tem como princípios fundamentais a universalidade, equidade e integralidade, e vem se destacando por seu foco na promoção da saúde, prevenção de doenças e na valorização do cuidado centrado na família e na comunidade. Dentro deste contexto, destaca-se a relevância do acompanhamento do desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) de crianças, especialmente nos primeiros anos de vida, período crítico para o estabelecimento de bases sólidas para o desenvolvimento integral.

No município de Ibiara, localizado no estado da Paraíba, foi observado um aumento expressivo no número de crianças com atrasos no DNPM, os quais, na maioria dos casos, têm sido diagnosticados de forma tardia. Essa realidade compromete significativamente as possibilidades de intervenções eficazes e oportunas. Tal problemática está diretamente relacionada a lacunas na formação continuada dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), principalmente no que diz respeito à identificação precoce e ao adequado acompanhamento dos marcos do desenvolvimento infantil. Soma-se a isso a fragilidade na articulação entre os diferentes níveis de atenção à saúde, dificultando o acesso a serviços especializados e suporte social necessário.

Diante desse cenário, justifica-se a implementação de um projeto de intervenção voltado à qualificação dos profissionais da ESF, com o intuito de desenvolver competências específicas para o reconhecimento precoce de atrasos no DNPM e o manejo adequado dos casos identificados. A proposta está fundamentada nos princípios da Educação Permanente em Saúde e visa fortalecer o cuidado integral à criança no município de Ibiara.

O objetivo geral do projeto consiste em qualificar os profissionais da Estratégia de Saúde da Família para a identificação precoce de atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor. Entre os objetivos específicos, destacam-se: promover ações de Educação Permanente em Saúde junto aos profissionais da APS; qualificar as visitas domiciliares realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), focando na avaliação do desenvolvimento neuromotor infantil; implementar estratégias de busca ativa nas microáreas para identificação de sinais e sintomas sugestivos de déficits no DNPM; qualificar a execução da “Semana do Bebê”, evento tradicional no município; e desenvolver oficinas temáticas sobre desenvolvimento infantil, voltadas para mães e cuidadores, a serem realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em parceria com o Programa Criança Feliz.

Durante a etapa de diagnóstico situacional realizada com as equipes da ESF do município de Ibiara-PB, foi identificado como principal problema o déficit na avaliação dos marcos do desenvolvimento neuropsicomotor durante as consultas de puericultura. Esse fator tem contribuído significativamente para o aumento de diagnósticos tardios, prejudicando a implementação de intervenções precoces e impactando negativamente o desenvolvimento global das crianças. Além disso, observou-se uma fragilidade na comunicação entre os serviços da atenção primária e os serviços especializados, o que compromete a continuidade do cuidado. Essas lacunas reforçam a necessidade de ações estruturadas e integradas que qualifiquem os profissionais e promovam uma rede de atenção mais eficiente e sensível às necessidades do público infantil.

Entre os resultados já alcançados pela implementação do projeto, destaca-se a realização de uma qualificação presencial no dia 25 de abril de 2024, voltada para profissionais da APS e do PCF. O evento contou com a presença de 26 profissionais, proporcionando um momento de troca de experiências, reflexões e construção coletiva de estratégias para a detecção precoce de atrasos no DNPM. A seguir, foi realizada uma busca ativa nas microáreas de atuação das equipes de saúde, resultando na identificação de 81 crianças na faixa etária de risco. Dentre essas, 26 apresentaram sinais sugestivos de atraso no desenvolvimento, sendo encaminhadas para avaliação médica especializada.

Outro resultado relevante foi a reestruturação da Semana do Bebê no município, que promoverá atividades educativas e assistenciais voltadas à primeira infância. Serão realizadas ações como programas de rádio voltados aos cuidados com o recém-nascido e sinais de alerta no desenvolvimento; encontros educativos com mães; avaliações multiprofissionais em creches; mutirões de puericultura nas UBS; e ações integradas com o Programa Criança Feliz.

Como resultados esperados, a intervenção visa alcançar a qualificação efetiva dos profissionais para a identificação precoce dos atrasos no DNPM, o fortalecimento das ações de educação em saúde junto às famílias, o aumento da articulação entre os serviços da rede de atenção e a melhoria dos indicadores de saúde infantil no município. Espera-se, ainda, promover uma cultura de vigilância contínua do desenvolvimento infantil, com foco na prevenção, cuidado e inclusão.

A replicação da prática em outros contextos territoriais deve considerar algumas diretrizes fundamentais. Em primeiro lugar, recomenda-se realizar um mapeamento das principais lacunas e demandas locais por meio de escuta ativa das equipes de saúde. A qualificação profissional deve ser organizada de forma prática e contextualizada, valorizando experiências reais e desafios enfrentados no cotidiano dos serviços. A busca ativa de casos, realizada em parceria com os ACS, mostrou-se uma estratégia eficaz e replicável, especialmente quando articulada com ações educativas.

É igualmente importante integrar o projeto às políticas públicas já existentes, como a Rede Alyne e o Programa Criança Feliz, promovendo sinergia entre as estratégias. Eventos anuais, como a Semana do Bebê, podem ser potencializados como espaços de mobilização social, educação em saúde e fortalecimento do vínculo com a comunidade. Além disso, é necessário estruturar mecanismos de monitoramento e avaliação dos resultados, com registro sistemático dos dados coletados e uso de indicadores de impacto.

A replicação bem-sucedida da prática requer o comprometimento da gestão municipal, o envolvimento ativo de toda a equipe multiprofissional e a manutenção de processos formativos contínuos que garantam a sustentabilidade e a efetividade das ações propostas. Dessa forma, o projeto deixa de ser uma intervenção pontual para se tornar parte da cultura institucional do cuidado à infância.

Principal

RAMAYANA RUBIANNE GALDINO LOPES

DRARAMAYANAGALDINO@GMAIL.COM

FISIOTERAPEUTA

Coautores

RAMAYANA RUBIANNE GALDINO LOPES, MARIA JAIRA BARROS SEGUNDA, VANUZA PEREIRA SIQUEIRA, LAYANE ALVES BARBOSA

A prática foi aplicada em

Ibiara

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

R. Armênia Siqueira Campos, 150 - A Definir, Ibiara - PB, 58980-000, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

RAMAYANA RUBIANNE GALDINO LOPES

Conta vinculada

04 abr 2025

CADASTRO

04 abr 2025

ATUALIZAÇÃO

25 abr 2024

inicio

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

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