Importância da avaliação da acuidade visual em escolares da rede municipal de Porto Seguro

O Programa Saúde na Escola (PSE) propõe que as ações de promoção e prevenção de agravos à saúde ocular realizadas no espaço escolar sejam parte integrante da rotina das equipes de saúde e educação. Essas ações têm como foco a identificação, o mais precoce possível, de agravos à saúde por meio de um olhar cuidadoso e singular. O PSE também preconiza que a continuidade do cuidado, quando necessária, seja compartilhada entre as equipes. A aferição da acuidade visual pode ser realizada sem a necessidade de equipamentos avançados, por meio da tabela de Snellen, a partir de 5 anos. Consiste em uma avaliação inicial que busca identificar, no educando, a existência de problemas de refração que necessitarão de uma consulta com o oftalmologista. Na avaliação de acuidade visual com o teste de Snellen o material a ser utilizado é: escala de Snellen, lápis preto para apontar os optotipos (letras), giz ou fita adesiva, cartão oclusor, cadeira, fita métrica ou barbante e impresso para a anotação dos resultados. A Escala de Snellen deve ser colocada numa parede a uma distância de cinco metros da pessoa a ser examinada. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), essa avaliação pode ser realizada por agentes comunitários de saúde, enfermeiros, auxiliares de Enfermagem, professores, alfabetizadores ou por qualquer outra pessoa, desde que adequadamente qualificada.

Finalidade da experiência: identificar precocemente alterações oftalmológicas nos escolares, viabilizando melhor adesão ao ensino e aprendizagem.

A experiência vivenciada no período da triagem dos escolares, bem como durante o acompanhamento na consulta ocular foi de grande importância, uma vez que a educação e socialização da criança estão inseridas e interligadas às ações de promoção em saúde, assumindo um papel decisivo na prevenção e detecção precoce de deficiências oculares como melhores recursos para o combate a visão subnormal feitas na infância. Os resultados obtidos e observados na experiência ressaltam a importância de campanhas para a detecção e prevenção dos problemas visuais, justificando a realização da iniciativa do programa saúde na escola com avalição da acuidade visual como promoção da saúde ocular.

Principal

Rayanne Silva Benfica

Coautores

Rayanne Silva Benfica

A prática foi aplicada em

Porto Seguro

Bahia

Nordeste

Esta prática está vinculada a

R. Alfredo Dutra, 01, Porto Seguro - BA, 45810-000, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Rayanne Silva Benfica

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

23 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas