- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Com várias áreas residenciais distantes do centro urbano e sensível à realidade da população mais carente, bem como aqueles que vivem com dificuldades de locomoção ou hipossuficientes, foi implantado o Programa Remédio em Casa para facilitar o acesso a medicamentos para a população portadora de doenças que necessitam de remédios de uso contínuo. Este programa permite que, com o devido acompanhamento médico e separação dos medicamentos pelo farmacêutico municipal, os agentes de saúde possam entregar o medicamento na residência do paciente.
Diminuir o numero de pessoas que deixam de tomar os medicamentos necessários, mesmo que fornecidos gratuitamente, por morarem em locais de difícil acesso, ou terem mobilidade reduzida ou não terem condições financeiras para comparecer aos centros de distribuição. O programa foi idealizado sem aumento de despesas, com profissionais e recursos do próprio sistema de saúde e buscou estreitar a relação com os pacientes fornecendo um cuidado individualizado o que acarretou, inclusive, na diminuição de atendimentos no setor de emergência, por conta da utilização inadequada ou não utilização dos medicamentos de uso contínuo.
Atendimento em saúde vai além do fornecimento gratuito de medicamentos, requer uma atenção ao paciente como indivíduo, como pessoa, onde cada um requer um atendimento específico. Com um assistência farmacêutica atuante é possível elevar o padrão e entregar uma política de atendimento além do básico. É uma pratica que pode ser facilmente implantada em outras administrações e pode servir de modelo a ser seguido como forma de política publica de inclusão e acesso aos medicamentos de uso contínuo.
Av. João Batista Portugal, 230 - Centro, Rio Claro - Rio de Janeiro, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO