Implementação da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) no Município de Picuí (PB)

A implementação da RAPS se tornou necessária para que pudéssemos prestar uma assistência mais digna aos usuários dos serviços e já vinha sendo discutida tanto nas reuniões técnicas de planejamento, como dentro das reuniões do Conselho Municipal de Saúde. Além destes, ainda há a interlocução com as secretarias de educação e assistência social, visto que ambas estão dentro do fluxograma de trabalho em rede. No que diz respeito à parte financeira, a proposta do projeto também estava dentro dos protocolos estabelecidos pelo município, através de recursos destinados à Educação Permanente dos profissionais em todos os níveis de atenção à saúde, vinculados às principais redes de assistência à saúde, preestabelecidas pelo Ministério da Saúde. No tocante à viabilidade operacional, não houve problema, uma vez que esta já faz parte do processo de trabalho, a exemplo dos matriciamentos e ações coletivas que começaram a ser realizados de forma ativa desde 2020.

Implementar efetivamente a Rede de Atenção Psicossocial no município de Picuí de forma a ter os serviços integrados e melhoria na assistência aos usuários e nos indicadores de saúde mental pactuados no Plano Municipal de Saúde.

A implementação da RAPS de forma efetiva se faz necessário para melhorar a assistência prestada. É de suma importância que as ações sejam realizadas de forma integrada e intersetorial. com corresponsabilidade de todas as redes de atenção e demais serviços que acompanham o usuário de saúde mental, bem como seus familiares/cuidadores.

Principal

Airy Ysmênia de Lima Medeiros

airysmenia@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Picuí

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Airy Ysmênia de Lima Medeiros

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

14 jun 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Práticas Relacionadas