Olá,

Visitante

Implantação do programa academia de saúde na zona rural do município de Malhador-SE

Localizado no estado de Sergipe, o município de Malhador possui 12.042 habitantes (IBGE, 2010), tendo 6416 pessoas residindo na sua zona rural. Em novembro de 2015, foi entregue à população do Povoado Palmeiras um polo intermediário da Academia de Saúde, financiado com recursos do Ministério da Saúde e do Fundo Municipal de Saúde. Vale ressaltar que polo do Povoado Palmeiras é o único na região Agreste do estado a ser implantado em uma zona rural, beneficiando assim famílias que tem pouco ou nenhum acesso a programas de atividade física.As atividades no polo são orientadas por uma profissional de educação física, que supervisiona e orienta as atividades praticadas, que é de livre acesso para todos, servindo assim também como uma porta de entrada aos serviços de saúde oferecidos pelo município. Além disso, é dada uma atenção especial aos grupos acompanhados pela equipe de Saúde da Família (ESF) responsável pelo povoado. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) realizam a busca ativa de idosos, hipertensos e diabéticos que tem interesse de participar das atividades desenvolvidas pelo programa. Esse público é o mais atingido com as consequências do agravo de doenças crônicas, sendo necessária orientação e acompanhamento, que é dada em conjunto pela educadora física e pelos profissionais da ESF e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família, que também atuam com a população assistida pela Academia de Saúde.

O Programa Academia de Saúde foi lançado pelo Governo Federal em 2011, a partir de experiências exitosas desenvolvidas em alguns municípios brasileiros, a exemplo de Aracaju, Recife e Belo Horizonte. Foi regulamentado a partir da Portaria nº 719, de 07 de abril de 2011, com o objetivo de consolidar essa importante política de promoção de atividades físicas e práticas corporais, prevenção e controle de doenças crônicas não-transmissíveis nas linhas de cuidado da Atenção Básica.

A experiência exitosa proporcionada no Povoado Palmeiras também será usada de referência para levar as práticas corporais supervisionadas para outras localidades da zona rural do município de Malhador, levando o acesso à promoção da saúde a uma parcela da população antigamente pouco assistida por essa nova perspectiva de acesso aos serviços de saúde.

Principal

Gilson Cardoso dos Santos Filho

gilson.fisio@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Malhador

Sergipe

Nordeste

Instituição

PRACA PADRE MANOEL DE OLIVEIRA, s/n

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Gilson Cardoso dos Santos Filho

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

21 mar 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Caminhos estratégicos da APS frente a cobertura vacinal no município de Bernardino Batista
Paraíba
Práticas
projeto interagir sorrindo
Rio de Janeiro
Práticas
PROJETO PRIMEIROS SOCORROS E PREVENÇÃO DE ACIDENTES NAS ESCOLAS – LEI LUCAS
Rio de Janeiro
Práticas
Consciência Vacinal: fortalecendo as estratégias e combatendo a desinformação para o cumprimento do calendário de vacinação de crianças no município de São Francisco-PB.
Paraíba
Práticas
Dengue: uma abordagem além do combate ao vetor nos centros de educação infantil
Rio de Janeiro
Práticas
Imunização na Zona Rural, em áreas de difícil acesso: Projeto Vacina Volante
Maranhão