Descrição das ações: realizado o levantamento da população tabagista e feito busca ativa, o número de participantes se definiu pelo preenchimento dos critérios de inclusão. No questionário de triagem, foi verificado, pelo Teste de Fagerstöm 10, visto que maioria dos participantes apresentava grau de dependência de médio a elevado. O grupo se constituiu de usuários, com início do uso do tabaco variando entre 13 e 20 anos de idade. O tratamento é realizado pela abordagem biopsicossocial e Terapia de Reposição de Nicotina: adesivo transdérmico, goma de mascar e pastilha bupropiona. Período de realização: a abordagem foi de forma individual e em grupo. Foram realizadas reuniões de 90 min, 4 sessões semanais estruturadas no 1º mês, 2 sessões quinzenais no 2º mês. A primeira turma iniciou em 05/03/2015 e a segunda turma em 04/06/2015, permanecendo os encontros mensais. As sessões obedeceram à sequência sugerida pelo Ministério da Saúde, sendo as quatro primeiras com as seguintes temáticas: entender por que se fuma e como isso afeta a saúde
O tabagismo é, reconhecidamente, uma doença crônica, resultante da dependência à droga nicotina, e um fator de risco para cerca de 50 doenças. Diante disso, o Ministério da Saúde publicou no dia 05 de abril de 2013, a Portaria nº 571, que atualiza as diretrizes de cuidado à pessoa tabagista no âmbito da Rede de Atenção à Saúde das Pessoas. Sendo assim Atenção Primária, enquanto cenário maior de promoção da saúde tem produzido iniciativas relevantes no combate ao tabagismo juntamente com a equipe multidisciplinar.
Aprendizados e dificuldades: o grupo tem um sentido especial, porque os integrantes percebem que vivenciam um problema em comum e sabem que os demais entendem e enfrentam as mesmas dificuldades. Além disso, apresenta também caminhos e orientações. No entanto, ainda não há fornecimento adequado de medicamentos antitabaco na rede pública.
AC Joaquim Nabuco Correios - Praça Dom Luiz de Brito - Centro, Joaquim Nabuco - PE, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO