Finalidade da experiência: reduzir a incidência de cárie, eliminação de placas e de doenças periodontal nos escolares do município de Borba. Dinâmicas e estratégias do procedimento usado: ?
O Brasil está entre os países cuja população tem baixa incidência de cáries. Fato esse confirmado nos dados da pesquisa nacional de saúde bucal, projeto SB Brasil 2010. A pesquisa, realizada em 177 municípios com 38 mil pessoas de diferentes grupos etários, aponta uma redução de 26% de cárie nas crianças de 12 anos desde 2003. Outro dado relevante da SB Brasil 2010, é o número de crianças que nunca tiveram cárie na vida. A proporção de crianças livres de cárie aos 12 anos cresceu de 31% para 44%. Isso significa que 1,4 milhões de crianças não têm nenhum dente cariado atualmente, 30% a mais que em 2003. O município de Borba conta com 9 equipes de Saúde Bucal (ESB), sendo 03 na zona rural e 6 na zona urbana. Procurando alcançar esses mesmos índices, começou a trabalhar a população, haja vista que a realidade ainda encontrada, mesmo que em menor proporção, era de escovas dentais sendo compartilhadas por vários membros da família, desinteresse pela higiene bucal, e a escovação dental não era hábito das famílias. Procurando mudar esse quadro, estratégias foram estabelecidas, como atividades educativas nas salas de espera das unidades básicas de saúde
É um modelo possível de ser aplicado em outros municípios com o apoio dos gestores municipais e sensibilização dos profissionais envolvidos em tal ação. Com o envolvimento e compromisso de todos os profissionais, podemos observar uma grande evolução na saúde bucal de nossos escolares, principalmente nos alunos mais sensibilizados, que, a partir de então, adotaram hábitos de higiene abordados nas atividades educativas realizadas nas escolas, apresentaram grande diminuição dos casos de destruição dental por cárie, doença periodontal e placa bacteriana, especialmente os que foram acompanhados desde o início da dentição mista.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO