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Implantação de Instrumento Eletrônico no Monitoramento de Covid-19em Venda Nova do Imigrante

A EXPERIÊNCIA ACONTECEU NO MUNICÍPIO DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE/ES,COM INÍCIO EM 2020. PARA ASSISTÊNCIA DOS CASOS EM SUSPEITA OUCONFIRMAÇÃO DE COVID-19 A GESTÃO IMPLANTOU UMA PLANILHA DECOMPARTILHAMENTO ON-LINE, PARA PROFISSIONAIS SELECIONADOS PARA OMONITORAMENTO DOS CASOS NOTIFICADOS NO SISTEMA ESUSVS ATRAVÉS DETELEATENDIMENTO. ESSE TRABALHO PASSOU A SER REALIZADO POR UMA EQUIPEMULTIPROFISSIONAL, INTEGRADA POR MÉDICOS, ENFERMEIROS, ODONTÓLOGOS,TÉCNICOS DE ENFERMAGEM E AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL. OS PACIENTESNOTIFICADOS PASSARAM A SER INCLUÍDOS, NESSA PLANILHA DEMONITORAMENTO, DIARIAMENTE, BEM COMO DADOS RELEVANTES: NÚMERO DETELEFONE, INÍCIO DOS SINTOMAS, PREVISÃO DO ENCERRAMENTO DO PERÍODO DEISOLAMENTO, IDADE, ENDEREÇO, DATA DA NOTIFICAÇÃO, PRESENÇA DECOMORBIDADES. INFORMAÇÕES ESSAS QUE AUXILIAM OS PROFISSIONAIS NOTELEATENDIMENTO. INICIALMENTE HÁ INVESTIGAÇÃO SOBRE A CONDIÇÃO CLÍNICADO PACIENTE, SURGIMENTO DE NOVOS SINTOMAS E A CLÍNICA DOS CONTATOS. EMCASO DE PIORA DO QUADRO, AVALIA SE HÁ NECESSIDADE DE ATENDIMENTOPRESENCIAL. TODO O ATENDIMENTO REALIZADO É RELATADO NA PLANILHA,SENDO ENTÃO CONSIDERADA UM INSTRUMENTO DE APOIO, OTIMIZANDO OSERVIÇO E EVITANDO O RETRABALHO. OS PROFISSIONAIS UTILIZAM A PLANILHA DEFORMA PADRONIZADA, CONFORME DESCRITO NO PROCEDIMENTO OPERACIONALPADRÃO (POP) ELABORADO, PARA OPORTUNIZAR A ASSISTÊNCIA SISTEMÁTICA.

A PANDEMIA DE COVID-19 IMPÔS UMA REALIDADE QUE DEMANDOU RÁPIDAADAPTAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE. ATELEMEDICINA E SUAS MODALIDADES SE DESTACARAM COMO MEIO DE GARANTIADA CONTINUIDADE DA ASSISTÊNCIA, BEM COMO PARA ORIENTAÇÃO EMONITORAMENTO DE SINTOMÁTICOS RESPIRATÓRIOS. VISTO QUE OMONITORAMENTO E MANEJO DE CASOS E OS SEUS CONTATOS É UMA ESTRATÉGIAESSENCIAL E EFICAZ PARA IMPEDIR A PROPAGAÇÃO E INTERROMPER A CADEIA DETRANSMISSÃO DA DOENÇA, A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, COM O INTUITODE ORGANIZAR AS NOVAS DEMANDAS E ROTINAS IMPOSTAS, DESENVOLVEU UMINSTRUMENTO DE TRABALHO, ATRAVÉS DE UMA PLANILHA ON LINE UTILIZADAPELOS PROFISSIONAIS QUE REALIZAM O MONITORAMENTO PORTELEATENDIMENTO.

O ATENDIMENTO A DISTÂNCIA PODE SER CONSIDERADO UMA ALTERNATIVAEFICIENTE DIANTE DESSE CENÁRIO PANDÊMICO. A PLANILHA ON-LINEDESTACOU-SE COMO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA ESTRATÉGICA NAMONITORIZAÇÃO E GERENCIAMENTO DOS CASOS SUSPEITOS E/OU POSITIVOS,OTIMIZANDO A PRESTAÇÃO DO CUIDADO. ESSA TECNOLOGIA AUMENTOU ACAPACIDADE DE ATENDIMENTO DO SISTEMA DE SAÚDE, FACILITOU O ACESSO AOSERVIÇO, CONTRIBUIU PARA A REDUÇÃO DA SOBRECARGA DA ATENÇÃO PRIMÁRIAA SAÚDE E OUTROS NÍVEIS DE ATENÇÃO E AUXILIOU NA ORGANIZAÇÃO DO FLUXODO SISTEMA. PERCEBEU-SE A SATISFAÇÃO DO PACIENTE EM RECEBER ACHAMADA, PERMITINDO SANAR AS DÚVIDAS SOBRE A DOENÇA E DEMONSTRARAPOIO NESSE MOMENTO.

Principal

Joemilly Grecco Cezati

joemilly@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Venda Nova do Imigrante

Espírito Santo

Sudeste

Instituição

Av Americo Evandi Comarela, Esplanada

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Joemilly Grecco Cezati

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

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