A EXPERIÊNCIA ACONTECEU NO MUNICÍPIO DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE/ES,COM INÍCIO EM 2020. PARA ASSISTÊNCIA DOS CASOS EM SUSPEITA OUCONFIRMAÇÃO DE COVID-19 A GESTÃO IMPLANTOU UMA PLANILHA DECOMPARTILHAMENTO ON-LINE, PARA PROFISSIONAIS SELECIONADOS PARA OMONITORAMENTO DOS CASOS NOTIFICADOS NO SISTEMA ESUSVS ATRAVÉS DETELEATENDIMENTO. ESSE TRABALHO PASSOU A SER REALIZADO POR UMA EQUIPEMULTIPROFISSIONAL, INTEGRADA POR MÉDICOS, ENFERMEIROS, ODONTÓLOGOS,TÉCNICOS DE ENFERMAGEM E AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL. OS PACIENTESNOTIFICADOS PASSARAM A SER INCLUÍDOS, NESSA PLANILHA DEMONITORAMENTO, DIARIAMENTE, BEM COMO DADOS RELEVANTES: NÚMERO DETELEFONE, INÍCIO DOS SINTOMAS, PREVISÃO DO ENCERRAMENTO DO PERÍODO DEISOLAMENTO, IDADE, ENDEREÇO, DATA DA NOTIFICAÇÃO, PRESENÇA DECOMORBIDADES. INFORMAÇÕES ESSAS QUE AUXILIAM OS PROFISSIONAIS NOTELEATENDIMENTO. INICIALMENTE HÁ INVESTIGAÇÃO SOBRE A CONDIÇÃO CLÍNICADO PACIENTE, SURGIMENTO DE NOVOS SINTOMAS E A CLÍNICA DOS CONTATOS. EMCASO DE PIORA DO QUADRO, AVALIA SE HÁ NECESSIDADE DE ATENDIMENTOPRESENCIAL. TODO O ATENDIMENTO REALIZADO É RELATADO NA PLANILHA,SENDO ENTÃO CONSIDERADA UM INSTRUMENTO DE APOIO, OTIMIZANDO OSERVIÇO E EVITANDO O RETRABALHO. OS PROFISSIONAIS UTILIZAM A PLANILHA DEFORMA PADRONIZADA, CONFORME DESCRITO NO PROCEDIMENTO OPERACIONALPADRÃO (POP) ELABORADO, PARA OPORTUNIZAR A ASSISTÊNCIA SISTEMÁTICA.
A PANDEMIA DE COVID-19 IMPÔS UMA REALIDADE QUE DEMANDOU RÁPIDAADAPTAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE. ATELEMEDICINA E SUAS MODALIDADES SE DESTACARAM COMO MEIO DE GARANTIADA CONTINUIDADE DA ASSISTÊNCIA, BEM COMO PARA ORIENTAÇÃO EMONITORAMENTO DE SINTOMÁTICOS RESPIRATÓRIOS. VISTO QUE OMONITORAMENTO E MANEJO DE CASOS E OS SEUS CONTATOS É UMA ESTRATÉGIAESSENCIAL E EFICAZ PARA IMPEDIR A PROPAGAÇÃO E INTERROMPER A CADEIA DETRANSMISSÃO DA DOENÇA, A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, COM O INTUITODE ORGANIZAR AS NOVAS DEMANDAS E ROTINAS IMPOSTAS, DESENVOLVEU UMINSTRUMENTO DE TRABALHO, ATRAVÉS DE UMA PLANILHA ON LINE UTILIZADAPELOS PROFISSIONAIS QUE REALIZAM O MONITORAMENTO PORTELEATENDIMENTO.
O ATENDIMENTO A DISTÂNCIA PODE SER CONSIDERADO UMA ALTERNATIVAEFICIENTE DIANTE DESSE CENÁRIO PANDÊMICO. A PLANILHA ON-LINEDESTACOU-SE COMO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA ESTRATÉGICA NAMONITORIZAÇÃO E GERENCIAMENTO DOS CASOS SUSPEITOS E/OU POSITIVOS,OTIMIZANDO A PRESTAÇÃO DO CUIDADO. ESSA TECNOLOGIA AUMENTOU ACAPACIDADE DE ATENDIMENTO DO SISTEMA DE SAÚDE, FACILITOU O ACESSO AOSERVIÇO, CONTRIBUIU PARA A REDUÇÃO DA SOBRECARGA DA ATENÇÃO PRIMÁRIAA SAÚDE E OUTROS NÍVEIS DE ATENÇÃO E AUXILIOU NA ORGANIZAÇÃO DO FLUXODO SISTEMA. PERCEBEU-SE A SATISFAÇÃO DO PACIENTE EM RECEBER ACHAMADA, PERMITINDO SANAR AS DÚVIDAS SOBRE A DOENÇA E DEMONSTRARAPOIO NESSE MOMENTO.
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