Olá,

Visitante

Vigilância em Saúde do Trabalhador e Trabalhadora na Atenção Básica

Curso itinerante em Saúde do Trabalhador e Trabalhadora e criação de Unidades Amiga do Trabalhador e Trabalhadora de Olinda (UATTO).15 Unidades de Saúde, das 50 Unidades existentes – 3 em cada um dos 5 territórios de saúde (TS) – recebem a equipe de instrutores que lhes passam informações sobre os seus territórios e solicita para que as equipes de campo ACS ou ACEs, façam levantamento dos arranjos produtivos dentro das suas áreas de abrangências. Em três encontros de duas horas, as equipes de formação repassa informações sobre a política Nacional de Atenção á Saúde do Trabalhador e Trabalhadora para toda equipe da AB instruído-os para a importância da identificação e notificação dos eventos encontrados, por nexo causal, relacionados a saúde dos tralhadores e trabalhadoras daquele território.

SAÚDE DO TRABALHADOR E TRABALHADORA NOS TERRITÓRIOS DA ATENÇÃO BÁSICAOs novos arranjos produtivos, e o fenômeno da pandemia, acelerou um processo que já estava em curso: a desindustrialização e o consequente desemprego em massa. A população buscou formas alternativas de sobrevivência. Alguns se integrando as equipes de trabalhadores precarizados de Fest food, outros montando seus próprios negócios e, tudo isso acontecendo sem nenhum cuidado com a saúde. O SUS e a sua Universalidade de acolhimento detectou adoecimentos nestes ambientes domésticos e precarizados de trabalho. A partir daí a Vigilância em saúde do trabalhador da Diretoria de Vigilância em Saúde em parceria com a Diretoria de Atenção Básica realizam um curso itinerante, em cada unidade de Saúde, de Atenção á Saúde do Trabalhador e Trabalhadora na Atenção Básica, com o objetivo de identificar e notificar os eventos nocivos a saúde dos trabalhadores e Trabalhadoras nos territórios da Atenção Básica de Olinda

A política de Atenção a Saúde do Trabalhador e Trabalhadora sempre foi um tabu para as equipes da Atenção Primária, nossa experiência mostra que é possível fazer com que as equipes da AB possam identificar, cuidar e notificar os eventos desta política, levando informações preventivas para os trabalhadores das áreas de abrangência das UBS.

Principal

Gildazio José Moura

gildaziomoura@gmail.com

A prática foi aplicada em

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Rodovia PE 15

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Gildazio José Moura

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Capacitação em Boas Praticas Sanitárias para Bares, Bistros e Gastros, 2024
Práticas
Vigilância sanitária de Ipatinga: um olhar na educação sanitária junto ao setor regulado
Práticas
Sensibilizar para conscientizar: Educação em saúde no combate as arboviroses no município de Ipatinga
Todos os Estados (Sudeste), Minas Gerais
Práticas
Projeto social de controle populacional de cães e gatos como função de vigilância em saúde pública
Paraíba
Práticas
Vacinação nos espaços de formação: experiência no 2º Congresso Nordestino de Pediatria
Paraíba
Práticas
Controle das arboviroses no município de Brejo do Cruz – PB
Paraíba