Implantação de instrumento eletrônico no monitoramento de covid-19 em Venda Nova do Imigrante

A experiência aconteceu no município de venda nova do imigrante (ES), com início em 2020. Para assistência dos casos em suspeita ou confirmação de covid-19 a gestão implantou uma planilha de compartilhamento online para profissionais selecionados para o monitoramento dos casos notificados no sistema e-SUS através de teleatendimento. Esse trabalho passou a ser realizado por uma equipe multiprofissional, integrada por médicos, enfermeiros, odontólogos, técnicos de enfermagem e auxiliar de saúde bucal. Os pacientes notificados passaram a ser incluídos, nessa planilha de monitoramento, diariamente, bem como dados relevantes: número de telefone, início dos sintomas, previsão do encerramento do período de isolamento, idade, endereço, data da notificação, presença de comorbidades. Informações essas que auxiliam os profissionais no teleatendimento. Inicialmente, há investigação sobre a condição clínica do paciente, surgimento de novos sintomas e a clínica dos contatos. Em caso de piora do quadro, avalia se há necessidade de atendimento presencial. Todo o atendimento realizado é relatado na planilha, sendo então considerada um instrumento de apoio, otimizando o serviço e evitando o retrabalho. Os profissionais utilizam a planilha deforma padronizada, conforme descrito no procedimento operacional padrão (POP) elaborado para oportunizar a assistência sistemática.

A pandemia de covid-19 impôs uma realidade que demandou rápida adaptação do processo de trabalho dos profissionais da saúde. A telemedicina e suas modalidades se destacaram como meio de garantia da continuidade da assistência, bem como para orientação e monitoramento de sintomáticos respiratórios. Visto que o monitoramento e manejo de casos e os seus contatos é uma estratégia essencial e eficaz para impedir a propagação e interromper a cadeia de transmissão da doença, a secretaria municipal de saúde, com o intuito de organizar as novas demandas e rotinas impostas, desenvolveu um instrumento de trabalho, através de uma planilha online utilizada pelos profissionais que realizam o monitoramento por teleatendimento.

O atendimento a distância pode ser considerado uma alternativa eficiente diante desse cenário pandêmico. A planilha online destacou-se como uma importante ferramenta estratégica na monitorização e gerenciamento dos casos suspeitos e/ou positivos, otimizando a prestação do cuidado. Essa tecnologia aumentou a capacidade de atendimento do sistema de saúde, facilitou o acesso ao serviço, contribuiu para a redução da sobrecarga da atenção primária à saúde e outros níveis de atenção e auxiliou na organização do fluxo do sistema. Percebeu-se a satisfação do paciente em receber a chamada permitindo sanar as dúvidas sobre a doença e demonstrar apoio nesse momento.

Principal

Joemilly Grecco Cezati

joemilly@hotmail.com

Coautores

Joemilly Grecco Cezati

A prática foi aplicada em

Venda Nova do Imigrante

Espírito Santo

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde de Venda Nova do Imigrante (ES)

Avenida Evandi Américo Comarela - Venda Nova do Imigrante, ES, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Joemilly Grecco Cezati

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

13 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

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