IMPLANTAÇÃO DE FERRAMENTA VISUAL COMO FACILITADOR NO PROCESSO DAS ROTINAS DIÁRIAS DOS ACS

Este trabalho tem como propósito apresentar a implantação de uma ferramenta visual para auxiliar no processo das rotinas diárias dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A iniciativa surgiu a partir da necessidade de melhorar o fluxo de informações dentro da unidade, contribuindo para a organização e eficiência do trabalho desenvolvido pelos ACS.
Este instrumento foi elaborado e implementado no ano de 2023 pelos ACS e Enfermeira da Estratégia de Saúde da Família Canaã, localizada no município de Arraial do Cabo / RJ. A unidade conta atualmente com 5494 usuários cadastrados e 09 microáreas.
Trata-se de um painel confeccionado em tecido de algodão, com caixas de TNT fixadas ao tecido, cada uma identificada com o número da microárea correspondente, com a finalidade de acondicionamento de demandas específicas de uma determinada microárea, bem como informes e outras informações relevantes para cada ACS.
Essa ferramenta tem sido utilizada em reuniões de equipe, onde são sugeridas pautas para as próximas, entrega de folhetos informativos para serem distribuídos durante as visitas domiciliares, agenda das ações das unidades dentre outras demandas que surgirem.
Como objetivo geral identificamos implantar uma ferramenta de comunicação eficiente para aprimorar o fluxo de informações entre a enfermeira da equipe e os agentes comunitários de saúde (ACS), garantindo maior organização, acessibilidade e qualidade no atendimento à comunidade assistida pela ESF.
Em relação aos objetivos específicos buscamos melhorar a comunicação entre a enfermeira da equipe e os ACS na entrega e solicitação de informativos sobre a comunidade atendida; aperfeiçoar a organização das informações referentes às microáreas de atuação dos ACS; agilizar e facilitar o acesso dos ACS a informações importantes e atualizações sobre a comunidade; reduzir falhas na comunicação interna, promovendo maior eficiência no compartilhamento de dados; otimizar o fluxo de informações entre a equipe, garantindo um atendimento mais integrado e resolutivo.

A ferramenta foi desenvolvida pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e pela enfermeira da unidade no ano de 2023. Consiste em um painel confeccionado em tecido de algodão com caixas em material TNT fixadas no painel, onde as caixas são separadas individualmente e identificadas por número de microárea dos ACS. O painel tem como objetivo organizar e centralizar as informações, como demandas individuais ou coletivas, sugestões e propostas, que são alocadas nas caixas correspondentes a cada microárea.
Este instrumento foi fixado na sala dos ACS, garantindo fácil acesso e boa visibilidade para toda a equipe. Como parte da rotina estabelecida, ao iniciar cada turno de trabalho, os ACS verificam o painel para identificar as demandas a serem resolvidas de imediato ou programadas para o futuro. Dessa forma, o painel contribui para a organização e a agilidade na gestão das ações de saúde, além de facilitar a comunicação e o acompanhamento das necessidades da comunidade.

Até o presente momento a ferramenta se mantém em uso e demonstra bastante eficácia no processo de trabalho e rotina dos ACS, visto que agiliza o fluxo de informações e facilita o processo de trabalho da equipe. Por se tratar de uma ferramenta visual e de fácil acesso contribui para redução de falhas nas informações.
Entre os principais resultados observados, destacam-se a maior organização das informações; redução de falhas na comunicação; aumento da agilidade no compartilhamento de informações; melhor integração entre os ACS e a equipe de enfermagem.

A implantação do painel visual como facilitador no processo das rotinas diárias dos ACS demonstrou-se uma solução eficaz para a melhoria da organização das informações e da comunicação interna da equipe. Sendo uma ferramenta acessível e de fácil manuseio, seu uso tem contribuído significativamente para otimizar o trabalho dos ACS, garantindo maior eficiência no fluxo de informações e na execução das atividades diárias.
Conclui-se que embora possamos criar grupos de trabalho por meio de mídias sociais, possuirmos programas e sistemas interligando as informações, a rotina se faz importante no dia a dia e na organização da agenda semanal. Atualmente utilizamos esse instrumento em reuniões de equipe, onde se sugerem pautas para as próximas, entrega de folhetos informativos para serem distribuídos durante as visitas domiciliares, agenda das ações das unidades dentre outras demandas que surgirem.

autor Principal

Janaina de Souza Ribeiro Alves

janainadesouzaribeiroalvess@gmail.com

Enfermeira

Coautores

AUTOR: Janaina de Souza Ribeiro Alves, CO-AUTORES: Mara Veiga Oliveira, Carla Fagundes da Silva, Luana Lima Machado, Gracimar Cassiano Santos, Luana Ribeiro dos Santos, Keila Cristina Ferreira Soares, Meyllen Macedo Pitta, Lívia Aguiar, Vitória Ferreira

A prática foi aplicada em

Arraial do Cabo

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ARRAIAL DO CABO / ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE / eSF CANAÃ

Rua Almirante Tamandaré, 286 - Praia Grande, Arraial do Cabo - RJ, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Janaina de Souza Ribeiro Alves

Conta vinculada

25 mar 2025

CADASTRO

25 mar 2025

ATUALIZAÇÃO

01 mar 2023

inicio

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

unblocked games + agar.io