- Participação e Controle Social
Maria Luzia Silva Nenen
- 15 abr 2024
FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA: INCENTIVAR A PARTICIPAÇÃO POPULAR NAS DECISÕES SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS LOCAIS QUE AUXILIASSEM NA DIVULGAÇÃO DAS AÇÕES EM SAÚDE. DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS:
A SEDE DO MUNICÍPIO DE CARLOS CHAGAS/MG É ATENDIDA POR 04 EQUIPES DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. FORAM IDENTIFICADOS NESSAS UNIDADES UMA NECESSIDADE DE INCENTIVAR A PARTICIPAÇÃO POPULAR NA GESTÃO DAS UNIDADES E NA FORMULAÇÃO DAS AÇÕES LOCAIS DE SAÚDE PARA QUE ESTAS INTERVENÇÕES ESTEJAM EM SINTONIA COM OS DESEJOS DA POPULAÇÃO. A INTERVENÇÃO PROPOSTA FOI A CRIAÇÃO DE CONSELHOS LOCAIS DE SAÚDE, FORMADO POR MORADORES DA COMUNIDADE E ADSTRITA A UNIDADE DE SAÚDE. ESTE CONSELHO SERIA UM ÓRGÃO QUE PROPORIA AÇÕES LOCAIS E ATUARIA DE FORMA SUBSIDIÁRIA AO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE.
ESTE PROJETO DEVERÁ SER ESTENDIDO À TODAS AS UBS DO MUNICÍPIO, ESTREITANDO OS LAÇÕES ENTRE OS PROFISSIONAIS E A COMUNIDADE, FACILITANDO A DIVULGAÇÃO DAS AÇÕES EM SAÚDE, AUMENTANDO O ALCANCE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE. SOMENTE COM A PARTICIPAÇÃO POPULAR, CONSEGUIREMOS ATINGIR O OBJETIVO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE DA POPULAÇÃO. O EMPODERAMENTO DA COMUNIDADE, ASSUMINDO O PAPEL DE GESTORA LOCAL É UMA MUDANÇA DE PARADIGMA ONDE AS SOLUÇÕES PARA OS CONFLITOS PASSAM PELA POPULAÇÃO E ESTA PASSA A SER O AUTOR DE SUA HISTÓRIA. SOLUÇÕES DE CONFLITOS ANTES INSUPERÁVEIS SÃO AGORA PROBLEMAS MENORES E DE FÁCIL SOLUÇÃO COM A COMUNIDADE DECIDINDO O QUE É MELHOR.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO