Implantação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) a partir da experiência vivida pelos servidores da rede de atenção à saúde no município de Igarapé

O município de Igarapé possui 42.246 habitantes e faz parte da região Metropolitana de Belo Horizonte. Foi identificada baixa participação de usuários em atividades de prevenção e promoção à saúde nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Para incentivar a mudança de estilo de vida e adoção de hábitos saudáveis por parte dos usuários, vimos nas PICS uma importante estratégia de avanço e transformação. Nesse contexto, buscamos primeiramente envolver os servidores para que eles sejam os principais multiplicadores e motivadores das práticas junto aos usuários da rede. As PICS possuem recursos terapêuticos que buscam estimular mecanismos naturais de prevenção de doenças e promoção da saúde com uma visão ampliada do processo saúde/doença e da promoção global do cuidado humano. Essas terapias contribuem para a ampliação do modelo de atenção à saúde, pois enxergam o indivíduo na sua integralidade, singularidade e complexidade, avaliando a inserção sociocultural e fortalecendo a relação profissional de saúde/usuário.

Objetivo geral: ofertar um espaço de reflexão e cuidado para os servidores através das PICS: meditação e yoga. Objetivos específicos: valorizar, estimular e conscientizar os servidores sobre a importância das PICS para o SUS como instrumentos de poder. O projeto iniciou em maio de 2018 e foi estruturado um encontro em um Hotel Fazenda do município. Nos cederam um espaço sem ônus. A finalidade foi apresentar as PICS para todos os servidores das Unidades Básicas de Saúde. Durante o período de 4 horas, foram trabalhados conceitos que envolveram as PICS e realizadas atividades de interação, relaxamento, meditação e yoga, possibilitando demonstrar que tais práticas podem efetivamente fazer parte da vida cotidiana e proporcionar benefícios aos servidores que se sentiram motivados e valorizados. Em um segundo momento, foram convidados a traçar diretrizes para implantação das PICS nas Unidades Básicas de Saúde.

Esse momento junto aos servidores ampliou a nossa mobilização a favor das PICS junto aos demais profissionais e usuários do SUS. Atualmente, as PICS (dança sênior, meditação, yoga, auriculoterapia e acupuntura) são realizadas nas Unidades Básicas de Saúde com boa adesão por parte da população. Notou-se, em seis meses, uma melhoria considerável de vários indicadores relacionados à prevenção e promoção à saúde dos usuários que participam assiduamente das PICS, refletindo na melhor organização e adesão dos usuários aos serviços prestados pela equipe e com relato de melhora da autoestima e das relações interpessoais, além da satisfação dos usuários. Foi possível detectar entre os participantes mudança do estilo de vida, melhoria no desenvolvimento das capacidades físicas, mentais e comportamentais. Além disso, promoveu aumento da qualidade de vida, proporcionando motivação e empoderamento para o autocuidado e aumento da autoestima. Os servidores relataram o quanto foi importante saírem da rotina e vivenciar as práticas que para a grande maioria era desconhecidas e se tornaram parte integrante do processo de trabalho.

Principal

Beatriz Eugênia Palhares

saude@igarape.mg.gov.br

Coautores

Ludmilla Teles Sant’Anna Flôr, Nathália Iasmim Lopes Cerqueira Pereira, Ritalice Palhares Morgado

A prática foi aplicada em

Igarapé

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Unidade Básica de Saúde (UBS) de Igarapé

Rua Alexandre Nunes, 177 - Centro, Igarapé - MG, 32900-000, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Beatriz Eugênia Palhares

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

11 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas