Olá,

Visitante

IMPLANTAÇÃO DA SALA DE SITUAÇÃO DE SAÚDE DE NITERÓI: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E SAÚDE DIGITAL

A Pandemia de Covid-19 impôs aos municípios e estados a reinvenção de diversos processos de trabalho dos sistemas de saúde local e, em Niterói, não foi diferente. Historicamente a cidade busca soluções inovadoras para responder as principais demandas da cidade. Dessa forma, a implantação da Sala de Situação de Saúde veio como uma importante ferramenta para o enfrentamento dos diversos desafios impostos ao sistema de saúde e sua origem, também, se deu a partir da demanda da população durante a confecção do Plano Municipal de Saúde participativo 2022-2025: Meta 16 – Promover a qualificação dos serviços de saúde por meio de planejamento estratégico, mecanismos eficientes de gestão e do fortalecimento da transparência e da participação social. A Sala de Situação de Saúde (SDSS) é um espaço físico e virtual onde a informação em saúde é analisada sistematicamente por uma equipe técnica, para caracterizar a situação de saúde de uma população, a partir da visão integral e intersetorial. Dentre outros conceitos, o seu trabalho tem como base o conceito de inteligência epidemiológica e sua implantação foi facilitada pela Cooperação Técnica entre o município e a Organização Panamericana de Saúde (OPAS/OMS).

A implantação da Sala de Situação de Saúde do município de Niterói tem como objetivo dar evidência de forma sistematizada, a partir dos principais bancos de dados do SUS e outras fontes de informação utilizadas pela Secretaria de Saúde e outras secretarias, de como se vive no município, entendendo a complexidade de elementos que integram uma saúde plena, para subsidiar as tomadas de decisão da gestão municipal e trazer transparência sobre as condições de saúde e adoecimento ao cidadão niteroiense.

Desde a sua implantação, os esforços são de definir informações a serem trabalhadas, bem como os métodos de análises e as formas de publicização. Ressalta-se que a equipe é composta por profissionais de diversas áreas de conhecimento, com o intuito de trazer a mais ampla leitura dos cenários analisados. Sendo assim, até o momento foram publicizados dois relatórios técnicos a respeitos da população em situação de rua cadastradas no CADÚNICO (2021 e 2023), uma parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária; foram construídos e estão públicos o BI de monitoramento da COVID-19, das estatísticas vitais (nascimento e morte) e o da Dengue; foi construído a aplicação para que o usuário busque sua unidade básica de referência, o Aqui tem Saúde; ademais, está em construção, com previsão de publicização ainda no primeiro semestre/2024, os BIs do RDQA, do programa Niterói Mulher, das doenças negligenciadas (sífilis, tuberculose, hanseníase), de violência e a transformação do BI de dengue para o BI de arboviroses. Está previsto também a construção e lançamento do tabulador municipal no início de julho/2024. Por fim, destaca-se que internamente são produzidos notas semanais para a gestora municipal sobre as condições das doenças, agravos e desempenho dos indicadores de pactuação e de planejamento. Todos os resultados mencionados podem ser acessados pelo site https://www.saladesituacao.niteroi.rj.gov.br/

Principal

Josy Pinho

josy.m.pinhos@gmail.com

Coordenadora

Coautores

Josy Pinho

A prática foi aplicada em

Niterói

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Rua Visconde de Sepetiba, 987 - 9° andar - Centro - Niterói

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Josy Pinho

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

20 mar 2024

e atualizada em

22 mar 2024

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos