O processo de implantação teve início em 1º de abril de 2013 em Hospital classificado como Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON), por atender aproximadamente 90,0% dos casos de cânceres do município de Londrina e região metropolitana. Realiza-se busca ativa dos pacientes, faz-se a anamnese para consubstanciar o histórico ocupacional e posteriormente as análises individuais dos processos de trabalho visando estabelecer o nexo epidemiológico entre o agravo e as exposições ocupacionais. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a ficha de registro do histórico ocupacional constante das Diretrizes para a Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho (DVCRT), a ficha do Sinan e demais materiais necessários para fundamentação teórica do nexo epidemiológico. O referencial teórico que subsidia a relação de nexo com a ocupação são as DVCRT Inca/MS, além de ampla literatura pertinente ao tema que se fizeram necessárias para consubstanciar a análise. O nexo epidemiológico foi concedido quando foi possível estabelecer relação a partir dos critérios de temporalidade, plausibilidade biológica e coerência bibliográfica entre a atividade ocupacional e o tipo de câncer diagnosticado. Para os casos em que foi possível estabelecer relação entre o câncer e o trabalho, foi realizada a digitação através da ficha do SINAN em banco de dados nacional. Técnicos do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast) / Vigilância Epidemiológica/ Secretaria Municipal de Saúde.
Em 2011, técnicos do Inca realizaram uma Oficina de Sensibilização sobre a Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho no munícipio, que motivou alguns técnicos do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast) a implantar a notificação do câncer relacionado ao trabalho no Sistema Nacional de Notificação (Sinan).
O município de Londrina foi pioneiro na sensibilização promovida pelo Inca, ainda em 2011 e, tem se tornado referência para técnicos ligados a saúde do trabalhador de outras localidades para fomentar a implantação das notificações no país. O método desenvolvido no município de Londrina para a implantação da notificação do câncer relacionado ao trabalho foi particularmente adequado tendo em conta sua adaptação ao contexto epidemiológico, o que facilitou a adesão ao tema e ajudou a desenvolver soluções para implantar essa prática. Porém, introduzir novas atividades na rotina do profissional de saúde é uma dificuldade evidente.
Londrina, PR, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO