- Atenção Primária à Saúde
Francilúcia Linhares de Moura
- 15 abr 2024
Assim, por meio de metodologias ativas, planejamos mini-cursos de 10h/a com programação flexível que passa a ser adequado à realidade de cada equipamento de saúde, a partir de conversa prévia com o gestor local. Nos encontros são priorizadas atividades que permitiram a reflexão sobre suas práticas de atendimento no cotidiano e a participação ativa dos participantes, com espaços de diálogos, dinâmicas, vídeos, músicas, exposição temática sobre a construção histórica do SUS e sobre a PNH, construção de plano de ação para cada equipe, conforme orientações dessa política e encerrando com avaliação do encontro. Cada mini-curso é ofertado para um grupo de até 30 profissionais, sendo prioritariamente da mesma unidade de saúde, ou que vivenciem realidades de trabalho similares. O público prioritário é composto pelos profissionais de nível médio e fundamental, pois estes são os que têm menos acesso à educação permanente e quem muitas vezes faz o primeiro contato com os usuários.
Este é um projeto da Secretaria de Saúde de Iguatu-CE que tem como objetivo central humanizar as relações no cotidiano dos serviços de saúde em âmbito municipal para transformação do cuidado. Para isso, busca ainda: a) divulgar os princípios e diretrizes da Política Nacional de Humanização do SUS (PNH) entre os profissionais da Secretaria de Saúde de Iguatu e usuários
Concluímos que muitos profissionais não conheciam princípios básicos do SUS, não percebiam a saúde como um direito e não reconheciam os avanços das últimas décadas. Após o curso, muitos passaram a enxergar a grandiosidade do sistema e a necessidade de modificar suas práticas cotidianas e reorganizar os serviços com base nas orientações da PNH, fortalecendo estratégias como a acolhida, gestão participativa, valorização do trabalhador e defesa dos direitos dos usuários. A próxima etapa será a divulgação da PNH através da educação popular.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO