RESUMOOBJETIVOS: Estabelecer relações de aproximamento da comunidade com os serviços de Saúde, promover uma melhor confortabilidade para a clientela, estimular o sentimento de pertencimento ao ambiente bem como favorecer a interação dos atores envolvidos na assistência e elevar positivamente os indicadores de saúde no âmbito municipal.PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: O projeto foi viabilizado em três momentos, tanto na perspectiva de sugestões externas, pela clientela, de auto avalição pela equipe assistencial e avaliação final após a ambientação do setor com todos os atores envolvidos na assistência e posterior consolidação do projeto de intervenção no espaço adstrito do consultório de enfermagem, que vem a ser a matriz para reflexões para que tal projeto se efetive, com possibilidade de avaliação externa e multiplicação da iniciativa.RESULTADOS: Ao final do primeiro ano os indicadores de saúde da Unidade relativos ao grupo Materno-Infantil tiveram um aumento satisfatório, com incremento no Pré- Natal, Planejamento Familiar, Consulta Puerperal, Realização do Teste do Pezinho na primeira semana de vida, Maior participação ativa da família e Comunidade, e uma interação mais humanizada entre clientela e trabalhador da saúde entre os mais significativos.CONSIDERAÇÕES: Ao final podemos perceber que o estímulo ao protagonismo dos atores sociais envolvidos foi positivo, admitindo-se a relação humanização-ambiência como vínculo solidário e participativo na interação entre clientela e assistencial, estes enquanto agregadores de valores ao ser humano, e assim, permitindo uma ênfase à subjetividade nas relações e uma abordagem dialógica otimizada na escuta qualificada, que contemplem os princípios da universalidade, da equidade e do controle social para pleno exercício da cidadania e uma promoção da saúde com atitudes acolhedoras, criativas e inovadoras, permitindo a exploração de novos sentidos e de novos fazeres na Atenção Primaria. Palavras Chaves: Humanização, Ambiência, Escuta qualificada, Atenção primária.
A criação de um espaço humanizado voltado para o grupo materno infantil surgiu frente às necessidades da própria clientela, que precisava sentir-se em um ambiente voltado para si, e que quebrasse um pouco do rigor técnico característico dos locais de atenção à saúde, com a possibilidade de novos arranjos na relação ambiente-clientela, assim como em resposta a uma inquietação pessoal dos que prestam a assistência na Atenção Primária e percebiam a desmotivação da clientela com o ambiente monótono que compartilhavam
De fácil replicação, ainda mais com base na criatividade individual.
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