- Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
Mércia Vieira de Faria
- 03 set 2024
OBJETIVOS: Incentivar a prática de cultivo de horta agroecológica acessível a população do território contribuindo para a formação de hábitos alimentares saudáveis na melhoria da qualidade de vida. METODOLOGIA:O projeto foi idealizado com a comunidade local para utilização de terreno ocioso na UBS e é apoiado por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca mediante o preparo do terreno, irrigação, fornecimento de mudas e orientação de plantio de acordo com a época do ano. Idosos, escolares e funcionários da UBS são os responsáveis pela manutenção da horta. Concomitante ao cultivo, a nutricionista realiza atividades educativas sobre alimentação saudável com a população, em especial, usuários de doenças crônicas, e fornece as hortaliças produzidas. Aos voluntários atuantes a produção é liberada para geração de renda.
As hortaliças são reconhecidas pelo valor nutricional e propriedades terapêuticas. Seu consumo tem sido relacionado a melhoria da saúde e prevenção de doenças. Além disso é uma forma de terapia ocupacional e geração de renda para os indivíduos e famílias. Há maiores benefícios para a saúde e meio ambiente se não forem utilizados agrotóxicos e adubos químicos.
Ao semear saúde com as hortas, estas, promovem o fortalecimento da segurança alimentar e nutricional, cria ambiente sustentável e saudável na unidade de saúde, amplia o vínculo com os dispositivos sociais do território e com a comunidade. Constitui uma ação ampliada de promoção da saúde que interfere positivamente no processo saúde doença e no empoderamento do cuidar da saúde, bem como, em outras possibilidades de geração de renda.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO