Com base em levantamentos de dados obtidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Coqueiros do Sul, destacou-se a alta incidência de pessoas com hipertensão arterial e diabetes, sendo essas as comorbidades que mais afetaram os indivíduos do nosso município nos últimos tempos. Devido a esse índice, observou-se uma grande demanda diária de pacientes em busca de atendimentos, o que contribuiu para o crescimento significativo no fluxo de consultas nas unidades básicas de saúde aumentando o tempo de espera pelo atendimento. Pensando em estratégias a fim de diminuir e controlar os níveis de pressão arterial e diabetes da população auxiliando os pacientes que já se encontram na realidade dessas doenças iniciou-se o projeto Hiperdia voltado a hipertensos, diabéticos e outros doentes crônicos, estendendo-se ainda a toda comunidade, visando à prevenção de novos casos. De forma interativa, preventiva e dinâmica foram realizadas diversas atividades referentes à prevenção e cuidados com a saúde.
Mobilizar as pessoas das comunidades e levar informações básicas sobre prevenção em saúde, facilitar o acesso das mesmas ao conhecimento, desmistificar conceitos, melhorar a qualidade de vida da população e reduzir o tempo de espera pelas consultas m o projeto conta com uma equipe composta por médico, técnica em enfermagem, educador físico, agentes de saúde e por profissionais multidisciplinares, levando informações inerentes à saúde e qualidade de vida da população com uma variedade rica de temas, propondo atividades de acordo com o interesse e realidade presentes. Entre os temas abordados destacam-se: alimentação saudável, atividades físicas e oficinas terapêuticas, sempre relacionando saúde e bem estar com dicas adequadas à realidade de vida dos nossos munícipes, buscando de forma dinâmica e interessante apresentar maneiras para que os pacientes que já são portadores de doenças crônicas convivam da melhor maneira com a doença e promova-se a qualidade de vida a todos os cidadãos.
Com o projeto em prática a mais de um ano podemos perceber uma considerável diminuição na busca por consultas nas unidades básicas de saúde do município, uma vez que os pacientes não precisam se deslocar até as unidades a fim de renovar receitas e mostrar exames. Cabe destacar a participação do público nas atividades propostas, a criação de novos hábitos alimentares nas famílias e a maior qualidade de vida da população, refletida nos resultados de exames analisados. as pessoas estão desenvolvendo hábitos mais saudáveis e entendem a importância das ações de prevenção para a valorização do individuo como um todo, equilibrando corpo e mente. Participam nos grupos de forma dinâmica relatando experiências e sugerindo assuntos de maior interesse.Percebe-se um grande contentamento da população diante da proposta do projeto, já que o mesmo facilitou de forma benéfica o acesso, a orientação e a adesão de hábitos saudáveis melhorando a qualidade de vida. A espera por atendimento médico diminuiu significativamente. Os resultados adquiridos servem como combustível para toda equipe se fortalecer cada vez mais buscando a melhoria contínua e o aperfeiçoamento para desenvolver atividades relevantes como esta proposta à população Coqueirense.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO