Olá,

Visitante

Grupos noturnos para promoção de emagrecimento saudável

A crescente prevalência da obesidade tem estimulado os profissionais integrantes da Estratégia Saúde da Família (ESF) a promoverem práticas mais efetivas na prevenção e reversão de quadros de sobrepeso e obesidade e seus possíveis agravos. Sendo assim, dia 2 de janeiro de 2019 na ESF Brejinho, realizou-se reunião de matriciamento para, dentre outras resolutivas, agendar as atividades a serem realizadas no mês de janeiro do ano corrente. Em discussão com agentes de saúde e enfermeira da unidade constatou-se, a partir de um diagnóstico territorial, um predomínio de usuários acima do peso ideal para sua estatura e com queixas de excessos alimentares. Haviam sido executadas tentativas anteriores da realização de grupos de emagrecimento nas ESF dentro do expediente normal, porém sem efetividade com a justificativa pelos usuários de ser em horário de trabalho, fator que os incapacitava de comparecer. Logo assim, o NASF e ESF se propuseram a iniciar a atividade em questão no horário noturno.

Promoção de hábitos de vida saudáveis e emagrecimento através da prática de atividade física e reeducação alimentar com a disponibilização de exercícios físicos semanais, realização de acompanhamento nutricional e pesagens semanais dos participantes. Os grupos foram realizados com as ESF Brejinho e ESF Vila Magalhães em conjunto com ESF Olaria, em dias da semana distintos (às segundas e quartas-feiras respectivamente) ao longo de sete semanas consecutivas, cada encontro com duração média de 2 horas na quadra coberta da Escola Municipal Dona Bemvinda Imaculada Conceição. Iniciando-se às 19h00. Os participantes foram medidos (estatura) no primeiro encontro e pesados semanalmente em balança antropométrica mecânica de plataforma com estadiômetro, realizando-se o lançamento das pesagens em planilhas Excel com cálculo de IMC (índice de massa corporal) e acompanhamento da evolução da redução de peso para posterior avaliação de dados.

No grupo 1, verificou-se o emagrecimento de 84% dos participantes, 2% mantiveram o peso inicial e 14% ganharam peso. Identificou-se 32% sobrepeso e obesidades 1, 2 e 3 com percentuais de 32%, 18% e 15% respectivamente e apenas 3% eutróficos. Havendo 33% de desistentes com a permanência de 67% dos participantes. No grupo 2, apurou-se que 82% dos participantes emagreceram, 5% mantiveram o peso inicial e 13% ganharam peso. Constatando-se 46% de sobrepeso, seguido por obesidades 1, 2 e 3 com percentuais de 30%, 12% e 9% de modo respectivo e apenas 3% eutróficos. Ocorrendo 38% de desistentes e a permanência 62% dos participantes iniciais. De forma geral, a variação de emagrecimento foi de 0,5% a 7% do peso corporal inicial. Considerando que a obesidade é uma doença heterogênea, a envoltura de uma equipe multidisciplinar é extremamente necessária para o sucesso do tratamento. Posto isso, vemos a importância da aplicação contínua de práticas preventivas ou corretivas para a obesidade, aumentando a resolutividade do SUS nesse aspecto e contribuindo para a ampliação da saúde da população cruziliense.

Principal

Sarah Lima De Oliveira

slimadeoliveira@yahoo.com.br

Coautores

Daniela Maciel de Barros, Aline de Oliveira Calisto, Gilsiléa de Souza Arantes, Fernanda Maria da Silva Pereira, Maurília Aparecida Arantes da Silva

A prática foi aplicada em

Cruzília

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Estratégia Saúde da Família (ESF)

R. Antônio Pereira Lima, 49, Cruzília - MG, 37445-000

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Jociane De Lourdes Valim Silveira

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

24 jun 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Integração entre atenção básica e vigilância em saúde na prevenção do mosquito Aedes aegypti
Rio Grande do Sul
Práticas
Projeto Viva Mais, práticas de exercícios físicos e orientações nutricionais com princípios funcionais para a melhoria de qualidade de vida no município de Ourém (PA)
Pará
Práticas
Caixa organizadora: o agente comunitário de saúde criando ferramentas de cuidado
Goiás
Práticas
Viva Mais Leve: grupo de emagrecimento saudável
Goiás