Olá,

Visitante

Grupo Emocionário

O GRUPO EMOCIONÁRIO FOI PENSADO E ELEBORADO COMO UMA FORMA DE AUXILIO AOS USUÁRIOS EM SOFRIMENTO MENTAL DA NOSSA UNIDADE. PERCEBEMOS UMA CARÊNCIA DE LARGA ESCALA POR PARTE DELES. ENTÃO COMEÇAMOS A DESENVOLVER UM GRUPO EM SAÚDE MENTAL , COM UMA ESCUTA QUALIFICADA E COM ALGUMAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS . TAIS COMO: MUSICOTERAPIA, AURICOLOTERAPIA, TERAPIA COM ÓLEOS ESSENCIAIS, TERAPIA OCUPACIONAL,CHÁS,ALONGAMENTO CORPORAL,DINÂMICAS,HORTA FITOTERAPICA E OS USUÁRIOS TRAZEM SEUS RELATOS E ALGUNS TEMAS QUE QUEIRAM ABORDAR. UTILIZAMOS TAMBÉM UM LIVRO , QUE DEU O NOME AO NOSSO GRUPO:EMOCIONÁRIO ME DIZ O QUE VC SENTE. FOI ATRAVES DESSE LIVRO QUE COMEÇAMOS A EXPRESSAR AS NOSSAS EMOÇÕES.

A SAÚDE MENTAL DO USUÁRIO DA CLÍNICA DA FAMÍLIA, COMO TEMA CENTRAL DOS NOSSOS ENCONTROS COM OS MESMOS.ANGUSTIAS , MEDOS, TRAUMAS, QUE MUITOS FORAM GUARDADOS E ATÉ ESQUECIDOS POR UM GRANDE PERÍODO DA VIDA, TEMOS ALÉM DAS EMOÇÕES E SENTIMENTOS UM TERITÓRIO MUITO VIOLENTO QUE CONSTANTEMENTE ESTÁ EM CONFLITO, E ISSO AGRAVA A SAÚDE MENTAL DOS NOSSOS ASSISTIDOS.

RECOMENDAMOS A TODOS , POIS O SOFRIMENTO MENTAL HJ , NÃO É EXCLUSIVIDADE DE POUCOS, PELO CONTRÁRIO, ELE É BEM PRESENTE EM NOSSAS VIDAS.ESTAMOS EM UM MOMENTO MUITO DELICADO , O FIM DE UMA PANDEMIA QUE FEZ TANTAS VITIMAS, UM TERRITORIO VIOLENTO , DESEMPREGO, PESSOAS QUE AO LONGO DE TODA SUA VIDA TINHAM UMA SUPOSTA SEGURANÇA E QUE COM TANTOS ACONTECIMENTOS , VIU TUDO DESMORONAR.

Principal

Marcia Cristina dos Santos Ferreira

mcsantos1980@gmail.com

A prática foi aplicada em

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

ESTRADA DO ITARARE 650 RAMOS

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Márcia

Conta vinculada

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Os Desafios de Construir Caminhos para Desistitucionalização Sem a Totalidade dos Dispositivos Substitutivos Apropriados, Considerando a Cultura Manicomial dos Atores Envolvidos.
Rio de Janeiro
Práticas
de Perto Quem é Normal? Um Diálogo Coletivo e Integrado Sobre a Saúde Mental no Município de Tanhaçu-Ba: Todos em Defesa da Luta Antimanicomial!
Bahia
Práticas
Estratégias de Prevenção e Promoção da Saúde Mental dos Usuários do SUS na Atenção Básica no Município de Patos-Pb À Luz da Campanha Janeiro Branco
Paraíba
Práticas
Cuidando do Cuidador – Apoio Psicossocial Às Equipes de Saúde da Família
Bahia
Práticas
O Serviço de Atenção À Infância e Juventude: Um olhar Multidisciplinar no Cuidado em Saúde Mental ao Público Infantojuvenil
Rio de Janeiro
Práticas
A Saúde Mental Como Campo de Atuação da Terapia Comunitária Integrativa: o Fortalecimento do Acolhimento Aos Sofrimentos no Caps.
Rio de Janeiro
Práticas
Projeto João de Barro (Moradia Assistida)
Rio de Janeiro
Práticas
Matriciamento Judiciário: Articulação Setorial a Serviço da Eficiência
Rio de Janeiro
Práticas
da Medicalização À Vida no Território.
Rio de Janeiro