O projeto tem como objetivo, fazer com que seus participantes possam reconhecer a necessidade de falarem sobre seus afetos/sentimentos, e a possibilidade de agir/reagir de forma diferente diante dos conflitos que se apresentam em seu cotidiano vivenciado nas ruas e nos equipamentos do município de Volta Redonda – RJ, os quais os mesmos fazem uso e/ou trabalham. Fomentar nos homens a necessidade de se produzir autoconhecimento, auto cuidado em saúde e corresponsabilização no cuidado coletivo do grupo.
A atividade coletiva foi planejada para o mês de Novembro de 2024 com objetivo de iniciar estratégia de ampliação de diálogo entre homens em situação de rua e trabalhadores de assistência social e saúde sobre Saúde do Homem e masculinidade. Tivemos o objetivo de dialogar sobre masculinidades e suas formas de expressão a partir da situação de rua e buscamos reunir os homens que se encontram em situação de rua e/ou trabalham com pessoas em situação, podendo esses se identificarem como sendo Homens Cis, Homens Trans e Homens Gays.
O grupo foi realizado em dois espaços sendo esses Abrigo Municipal Seu Nadin e o Centro de Referência Especializado para o Atendimento da População em Situação de Rua do Município de Volta redonda, em cada um dos espaços houve um resultado diferente.
Grupo no Centro POP, houve uma baixa adesão dos usuários por conta de outras atividades que estavam sendo realizadas nos dias, e uma alta rotatividade dos mesmos no grupo, o que acabou ocasionando uma dificuldade na progressão do projeto.
Grupo Abrigo Municipal Seu Nadin, grupo com uma alta adesão dos usuários onde foi trabalhado todas as temáticas propostas, houve diversas trocas entres os profissionais e usuários onde os mesmos foram capazes de se reconhecer e entender sobre as dificuldades em comum, dificuldades essas sendo paternidade, masculinidade tóxica/violenta(verbal e física), desconhecimento sobre a temática de orientação sexual e de gênero, necessidade de realização de consultas periódicas para a manutenção da saúde, o uso de substancias químicas como método de “fuga”.
Ampliação do debate da saúde do homem masculinidade por serviços de saúde, a necessidade de articulação SUS e SUAS ligados a masculinidade violência e vulnerabilidade, necessidade de se pensar mecanismos de avaliação tanto a articulação de rede SUS e SUAS
R. Araribóia, 332 - São João, Volta Redonda - RJ, 27253-240, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO