Objetivos
Geral:
Capacitar profissionais da educação e estudantes em primeiros socorros, conforme a Lei Lucas, para garantir resposta rápida a emergências escolares.
Específicos:
Realizar treinamentos teóricos e práticos sobre primeiros socorros.
Simular situações de emergência para fortalecer a aprendizagem.
Criar uma cultura de segurança nas escolas.
Sensibilizar os profissionais das escolas sobre a importância do tema.
Metodologia e Desenvolvimento
Parcerias: Secretaria de saúde contratou empresa especializada em ministrar estes cursos, e a Secretaria de educação fornece espaço físico e organização.
Capacitação dos Educadores: Oficinas práticas sobre atendimento a engasgos, parada cardiorrespiratória, fraturas, convulsões e outros incidentes comuns.
Monitoramento e Avaliação: Acompanhamento da aplicação dos conhecimentos adquiridos.
Acidentes e emergências médicas em ambiente escolar são frequentes e podem ter consequências graves se o atendimento imediato não for adequado. A Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018) tornou obrigatória a capacitação em primeiros socorros para professores e funcionários de instituições de ensino. No entanto, muitas escolas ainda não implementaram essa formação de maneira eficaz. O projeto “Escola Segura” foi criado para garantir que toda a comunidade escolar esteja preparada para agir em situações de emergência, promovendo um ambiente mais seguro para crianças, adolescentes e adultos.
Maior preparo dos professores e funcionários para agir em emergências.
Redução do tempo de resposta em casos de acidentes escolares.
Engajamento da comunidade escolar na promoção da segurança.
Durante esses anos de curso, tivemos algumas ocorrências de engasgo ou queda nas escolas e todas foram solucionadas rapidamente.
Formação contínua dos professores e funcionários para garantir atualização constante.
Rua Rio das Flores, 90 - Porto da Roça, Saquarema - RJ, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO