- Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente
DANYELA DARIENSO
- 11 set 2024
Amapá
A Secretaria Municipal de Saúde juntamente com o Programa de Saúde da Família, do município de Novo Horizonte do Norte MT, na microrregião do Vale do Arinos,através da psicóloga e da enfermeira, reestruturaram o Programa de Saúde Mental no ano de 2004. O principal objetivo é o acompanhamento aos usuários de saúde mental e familiares do território do Programa Saúde da Familia , (nosso município a cobertura é de 100%) e da inserção dos mesmos na sociedade, redução de surtos e melhora na qualidade de vida nesses indivíduos. A este conjunto de pessoas se deu o nome de Grupo de Apoio Renascer, que tem como método encontros semanais onde são realizadas atividades como, terapia de grupo, artesanato, atividades de lazer, exercícios físicos, dinâmicas, jogos pedagógicos e educação em saúde. A responsabilidade do grupo é da enfermeira do Programa de Saúde da Família Jõao Callegari, e a mesma tem a colaboração de uma equipe multidisciplinar como, psicóloga (secretaria Municipal de saúde), enfermeira ( PSF Casro Nery), médica( PSF Jõao Calegari), odontólogos (Casto Nery e João Calegari), monitora de artesanato (assistência social) e os ACS das Equipes Saúde da Família. O grupo é composto de usuários da área rural e da cidade, sendo que da área rural possui transporte para o dia do encontro semanal. A sustentabilidade do grupo se dá com a parceria realizada entre as varias secretarias municipais, a Secretaria Municipal de Educação viabiliza o transporte dos usuários, a Secretaria Municipal de Assistência Social fornece o lanche e sede o espaço físico (CRAS) e contribui com disponibilidade da monitora no dia do encontro , a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza os profissionais para planejamento e execução das atividades e a medicação necessária. Esta ação conjunta oferece um serviço com efetividade, qualidade e integralidade na Saúde Mental o que permite atender os preceitos maiores do Sistema Único de Saúde, Programa de Saúde da Família e a Reforma Psiquiátrica.
Baseado nos princípios do Sistema Único de Saúde, na estratégia da Saúde da Família e da Reforma Psiquiátrica sentiu-se a necessidade da reestruturação do referido programa, pois, existiam uma grande quantia de pacientes e a necessidade da resolução e efetividade dos serviços.
As dificuldades encontradas no inicio do projeto foi a falta da credibilidade tanto de gestores quanto usuários e familiares que o grupo pudesse melhorar a qualidade de vida do usuário, porém agora os usuários e familiares e gestão são parceiros no andamento e execução das atividades do Grupo.Embora ainda exista muito preconceito com as pessoas que possuem transtornos mentais, a população e profissionais de saúde já estão tendo uma visão diferente para com os mesmos, e com o Grupo de Apoio Renascer o município consegue colocar em prática um novo modelo de assistência no programa de saúde mental.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO