Olá,

Visitante

Grupo de Apoio Renascer

A Secretaria Municipal de Saúde juntamente com o Programa de Saúde da Família, do município de Novo Horizonte do Norte – MT, na microrregião do Vale do Arinos,através da psicóloga e da enfermeira, reestruturaram o Programa de Saúde Mental no ano de 2004. O principal objetivo é o acompanhamento aos usuários de saúde mental e familiares do território do Programa Saúde da Familia , (nosso município a cobertura é de 100%) e da inserção dos mesmos na sociedade, redução de surtos e melhora na qualidade de vida nesses indivíduos. A este conjunto de pessoas se deu o nome de “Grupo de Apoio Renascer”, que tem como método encontros semanais onde são realizadas atividades como, terapia de grupo, artesanato, atividades de lazer, exercícios físicos, dinâmicas, jogos pedagógicos e educação em saúde. A responsabilidade do grupo é da enfermeira do Programa de Saúde da Família Jõao Callegari, e a mesma tem a colaboração de uma equipe multidisciplinar como, psicóloga (secretaria Municipal de saúde), enfermeira ( PSF Casro Nery), médica( PSF Jõao Calegari), odontólogos (Casto Nery e João Calegari), monitora de artesanato (assistência social) e os ACS das Equipes Saúde da Família. O grupo é composto de usuários da área rural e da cidade, sendo que da área rural possui transporte para o dia do encontro semanal. A sustentabilidade do grupo se dá com a parceria realizada entre as varias secretarias municipais, a Secretaria Municipal de Educação viabiliza o transporte dos usuários, a Secretaria Municipal de Assistência Social fornece o lanche e sede o espaço físico (CRAS) e contribui com disponibilidade da monitora no dia do encontro , a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza os profissionais para planejamento e execução das atividades e a medicação necessária. Esta ação conjunta oferece um serviço com efetividade, qualidade e integralidade na Saúde Mental o que permite atender os preceitos maiores do Sistema Único de Saúde, Programa de Saúde da Família e a Reforma Psiquiátrica.

Baseado nos princípios do Sistema Único de Saúde, na estratégia da Saúde da Família e da Reforma Psiquiátrica sentiu-se a necessidade da reestruturação do referido programa, pois, existiam uma grande quantia de pacientes e a necessidade da resolução e efetividade dos serviços.

As dificuldades encontradas no inicio do projeto foi a falta da credibilidade tanto de gestores quanto usuários e familiares que o grupo pudesse melhorar a qualidade de vida do usuário, porém agora os usuários e familiares e gestão são parceiros no andamento e execução das atividades do Grupo.Embora ainda exista muito preconceito com as pessoas que possuem transtornos mentais, a população e profissionais de saúde já estão tendo uma visão diferente para com os mesmos, e com o Grupo de Apoio Renascer o município consegue colocar em prática um novo modelo de assistência no programa de saúde mental.

Principal

Lisete Steffens

sms.novohorizonte@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Mato Grosso

Centro-Oeste

Instituição

Av. Mst Falcão, 329

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Lisete Steffens

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
A importância do trabalho em rede para a efetivação da reinserção social aos dependentes químicos enquanto sujeitos de direitos: observações acerca do eixo reinserção social no Centro de Acolhimento e Atenção Integral Sobre Drogas do município de Cachoeiro de Itapemirim (ES)
Espírito Santo
Práticas
Atuação intersetorial nos casos suspeitos de TEA na primeira infância, um relato de experiência.
Paraíba
Práticas
Explorando as possibilidades: atividade aquática no tratamento de TEA no município de Queimadas – PB
Paraíba
Práticas
Inovação do cuidado em saúde mental no município de São José do Sabugi-PB a partir da prática.
Paraíba
Práticas
Em boas mãos: valorização dos profissionais de saúde e os impactos na proatividade em Queimadas – PB
Paraíba
Práticas
Protocolo de passagem de plantão no serviço residencial terapêutico: um relato de experiência
Paraíba
Práticas
Ressignificando vidas através das artes manuais: uma vivência do CAPS I Umbuzeiro-PB
Paraíba