- Atenção Primária à Saúde
Beatriz Xavier Ramos de Souza
- 19 fev 2024
A utilização do sistema de Informação em nossa rede teve como objetivo uma melhor gestão e integração das informações geradas por todos os setores. O sistema utiliza processos e tecnologias diferentes para cada setor, dando ênfase nas características e especificações de cada processo. Central de marcação de exames: controle total da marcação e regulação das consultas e exames, possibilitando ainda o acesso aos resultados via web para o cidadão (usuário do sistema) via aplicativo do celular ou site. Unidade Básica de Saúde (UBS): acesso aos cadastros dos pacientes, acesso à disponibilidade de vagas de consultas e exames de forma online, possibilitando a marcação em tempo real das mesmas. Hospital municipal: utilização dos prontuários eletrônicos. O sistema integra os setores do hospital como ambulatório e leitos à farmácia, automatizando a entrega e controle de produtos e medicamentos. Programa TFD: controle total da agenda de viagens e pagamentos.
Sistema de Informação web para maior gerenciamento/controle nos processos diários dos setores da Rede Municipal de Saúde. Relatórios mais precisos e eficientes, gráficos em tempo real, controle total na marcação de exames, estoques e procedimentos. Sistema de Informação desenvolvido por especialistas em tecnologias de ponta, utilizando o que existe de mais moderno no mercado. Um dos bancos de dados mais eficientes e seguros do mercado (MySql), ele conta com a tecnologia SSL (criptografia). Utilização de todo o corpo de recursos humanos (funcionários) em seus respectivos setores, integrando toda a equipe de forma online. Utiliza-se, ainda, a tecnologia de ponta biometria (para cadastro e controle dos pacientes) e Google Maps (GPS para controle de veículos como ambulâncias e carros oficiais do órgão). Prontuário eletrônico, tornando-o muito mais eficiente e com maior controle por parte dos médicos e profissionais envolvidos.
Obtivemos excelentes resultados até o momento, gerenciamento o controle totalmente eficientes e com uma aceitação incrível tanto da população (usuários do sistema) quanto de nosso corpo de funcionários (recursos humanos). Um sistema moderno, eficiente e de fácil utilização. Um controle total nos procedimentos realizados possibilitando assim a geração de relatórios e gráficos, melhorando muito a estratégia na gestão dos recursos por parte da administração pública. Foi possível notar, ainda, a economia de recursos com a diminuição no desperdício e extravios dos materiais e medicamentos, evitando, ainda, as fraudes nas marcações de consultas e exames. Concluiu-se que mesmo estando ainda em fase de aprimoramento e correções, a implantação do sistema de informações já foi bem sucedido, obtivemos resultados expressivos e de grande importância em todos os aspectos e expectativas. Melhorias substanciais foi observadas tanto para a população (usuários dos serviços públicos) quanto para a gestão pública municipal. A satisfação do corpo de recursos humanos da rede é notória devido à agilidade nos trabalhos, na facilidade e eficiência nos processos.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO