Gestão por processo e adoção de algumas ferramentas do método lean numa policlínica do Ceará: desenvolvendo ações de uma cultura de segurança, qualidade e satisfação do cliente

A Policlínica Dr. Francisco Edvaldo Coelho Moita atende consultas e procedimentos ambulatoriais especializados para oito municípios, e população estimada em 317.423 habitantes. Ela foi inaugurada no dia 06 de dezembro de 2013, sendo a implementação da gestão por processos do programa de certificação de qualidade pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) em 2016, em 2018 a implementação de algumas práticas do método lean e certificação para Acreditado Pleno (nível 2). Visando a melhoria do gerenciamento da unidade e dos serviços prestados aos clientes, bem como da importância da cultura organizacional para a melhoria contínua, este trabalho aborda a experiência da Policlínica na utilização destas duas ferramentas.

O objetivo deste estudo foi relatar a experiência do processo de acreditação em saúde e ferramentas do método lean na Policlínica Dr. Francisco Edvaldo Coelho Moita, enfatizando a importância de melhoria contínua e o estabelecimento de uma cultura o Relatar a experiência vivenciada no processo de implementação da gestão da qualidade e de ferramentas do método lean na Policlínica Dr. Francisco Edvaldo Coelho Moita, localizada em Tianguá, estado do Ceará, no período de 2015 a março de 2019. As fontes de dados são de análise documental dos relatórios e atas das reuniões das comissões, setores, qualidade e alta direção, e também da observação in loco.

Os resultados evidenciaram que após os processos de implementação houve: implantação/implementação do Sistema de Gestão da Qualidade contribuição para a integração dos processos melhoria da comunicação desenvolvimento do líder definição, monitoramento e análise de indicadores e metas compartilhamento e socialização das ações adoção de boas práticas auditorias treinamentos gestão de documentos (norma zero e lista mestra) gestão visual rastreamento de prontuários manutenções preventivas controle do faturamento implantação de políticas, planos de contingência e protocolos de segurança do paciente implantação de protocolos assistenciais, clínicos gerenciados e de regulação do acesso e melhoria na satisfação do cliente. Os resultados alcançados vêm contribuindo no desenvolvimento para a consolidação em atendimento de segurança, qualidade e excelência operacional e satisfação do cliente. Ressalta-se que o foco na visão sistêmica, motivação e comprometimento dos colaboradores é relevante para contribuição das mudanças que resultarão em melhorias dos serviços prestados. Com isto, os investimentos em novos métodos de gestão e novas tecnologias ajudam a reduzir falhas e deficiências, com isto melhora os processos.

Principal

Kamyla De Arruda Pedrosa

kamylaapedrosa@gmail.com

Coautores

Iraneide Martins De Lima, Liana Mara Gomes De Brito, Patricia Fernanda Fernades Becker, Ari De Oliveira De Vasconcelos Filho

A prática foi aplicada em

Tianguá

Tianguá

Tianguá

Tianguá

Tianguá

Tianguá

Tianguá

Tianguá

Tianguá

Ceará

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Policlínica Dr. Francisco Edvaldo Coelho Moita

Rua dos Tabajaras, 268 - Praia de Iracema, Fortaleza - CE, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Allana Karen Santos Serra

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

16 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

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