Olá,

Visitante

Fortalecimento Das Ações de Imunização Com o Ônibus da Vacina

O declínio continuo na adesão a vacinação de rotina e a baixa adesão a Campanha contra Poliomielite, nos traz um alerta para a saúde infantil, e a possível reaparecimento de doenças imunizáveis e que estavam em curso até mesmo de sua erradicação. Fato este que pode ocasionar em mais adoecimentos, surtos e sobrecarga ao sistema de saúde que está tentando se reestabelecer da pandemia. Mediante a este fato, o Programa de Imunização do Município de Ponta Grossa, tem intensificado a vacinação com uma estratégia que já vem sendo usada ha algum tempo na cidade, o Ônibus da vacina. O Ônibus realiza a estratégia de vacinação itinerante desde 2018 no Município (segundo o site oficial da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa), a qual visa levar a vacinação a bairros de maior vulnerabilidade (os quais não possuem sala de vacinação) e/ou locais de grande circulação de pessoas, como os CMEIS, terminais, feiras, praças a fim de facilitar o acesso da população à vacina e ampliar a cobertura vacinal. O Ônibus da Vacina tem como objetivo atingir e fortalecer os Princípios e Diretrizes do SUS no processo de Imunização.

Os principais desafios encontrados pelas equipes foram as dificuldades de acesso a população nos locais com sala de vacina. A disseminação de Fake News com relação a segurança do processo de Imunização, impactando diretamente na cobertura vacinal para COVID-19 além de outras vacinas do Calendário Nacional de Imunização. A Pandemia da Covid-19 que impactou diretamente nas ações de Imunização, reforçando que a importância das Salas de Vacinas se manterem aberta e em horários diferenciados atendendo todas as solicitações da população, e o grande número de atualizações de esquema vacinal iniciado em 2020 e sem conclusão corrobora com o impacto da pandemia nas coberturas vacinais.

A utilização do ônibus da Vacina como forma de incentivo e chamamento da comunidade reforça a importância da Busca Ativa Vacinal no município, além da integração da Imunização com a Secretaria de Educação nas ações realizadas nos CMEI’S As ações em parceria com Industrias e Eventos públicos onde há uma circulação maior de pessoas, facilitando assim o acesso à vacinação. Fortalecimento das equipes de Imunização com treinamentos e capacitação, aumentando o número de profissionais capacitados. Capacitação das Equipes de Estratégia de Saúde de Família na Busca Ativa dos faltosos. Reforçar nas mídias a importância da Vacinação. Integração das Ações de Vigilância em Saúde com a Atenção Primária. Os link abaixo apresentam como são feitos os chamamentos. https://www.instagram.com/reel/CjlH0ouNEYl/?igshid=MjkzY2Y1YTY= https://www.instagram.com/reel/CfpRpZ2D86q/?utm_source=ig_web_copy_link

A amplitude da oferta da vacina, independente da idade, em locais para facilitar o acesso e em dias e horários fora do convencional torna a adesão maior. A propaganda e a facilidade de locomoção da vacinação que o Ônibus da Vacina proporciona, torna possível a intensificação das ações o que acarreta aumento na cobertura vacinal e maior conhecimento da população a cerca do assunto. Apesar, de alguns dias o número de vacinados nos terem frustrado em alguns momentos, e a certeza de que a vacinação não está entre as prioridades da população, levamos em conta de que uma pessoa a mais imunizada é um avanço, a missão do Ônibus da Vacina é oferecer um processo de Imunização seguro e disseminar informações científicas acerca das conquistas do Programa Nacional de Imunização. Sendo assim, o Ônibus da Vacina está fazendo a diferença na vida de muitos que por algum motivo deixam de se imunizar. Desta forma estamos contribuindo para que a cobertura vacinal do Município atinja as porcentagens ideais.

Principal

Stela de Souza Godoy

Coautores

Monica Kloster, Indianara Rogeski Ely, Diego Osmar Rodrigues

A prática foi aplicada em

Região

Esta prática está vinculada a

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Envelhecimento Ativo
São Paulo
Práticas
Relato de Experiência de um dia ” D ” de Imunização com Crianças Indígenas
Todos os Estados (Nordeste)
Práticas
Experiência do preventivo humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
1 / 1071234Próximo