Olá,

Visitante

Fortalecimento Das Ações de Imunização Com o Ônibus da Vacina

Categoria não especificada

O declínio continuo na adesão a vacinação de rotina e a baixa adesão a Campanha contra Poliomielite, nos traz um alerta para a saúde infantil, e a possível reaparecimento de doenças imunizáveis e que estavam em curso até mesmo de sua erradicação. Fato este que pode ocasionar em mais adoecimentos, surtos e sobrecarga ao sistema de saúde que está tentando se reestabelecer da pandemia. Mediante a este fato, o Programa de Imunização do Município de Ponta Grossa, tem intensificado a vacinação com uma estratégia que já vem sendo usada ha algum tempo na cidade, o Ônibus da vacina. O Ônibus realiza a estratégia de vacinação itinerante desde 2018 no Município (segundo o site oficial da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa), a qual visa levar a vacinação a bairros de maior vulnerabilidade (os quais não possuem sala de vacinação) e/ou locais de grande circulação de pessoas, como os CMEIS, terminais, feiras, praças a fim de facilitar o acesso da população à vacina e ampliar a cobertura vacinal. O Ônibus da Vacina tem como objetivo atingir e fortalecer os Princípios e Diretrizes do SUS no processo de Imunização.

Os principais desafios encontrados pelas equipes foram as dificuldades de acesso a população nos locais com sala de vacina. A disseminação de Fake News com relação a segurança do processo de Imunização, impactando diretamente na cobertura vacinal para COVID-19 além de outras vacinas do Calendário Nacional de Imunização. A Pandemia da Covid-19 que impactou diretamente nas ações de Imunização, reforçando que a importância das Salas de Vacinas se manterem aberta e em horários diferenciados atendendo todas as solicitações da população, e o grande número de atualizações de esquema vacinal iniciado em 2020 e sem conclusão corrobora com o impacto da pandemia nas coberturas vacinais.

A utilização do ônibus da Vacina como forma de incentivo e chamamento da comunidade reforça a importância da Busca Ativa Vacinal no município, além da integração da Imunização com a Secretaria de Educação nas ações realizadas nos CMEI’S As ações em parceria com Industrias e Eventos públicos onde há uma circulação maior de pessoas, facilitando assim o acesso à vacinação. Fortalecimento das equipes de Imunização com treinamentos e capacitação, aumentando o número de profissionais capacitados. Capacitação das Equipes de Estratégia de Saúde de Família na Busca Ativa dos faltosos. Reforçar nas mídias a importância da Vacinação. Integração das Ações de Vigilância em Saúde com a Atenção Primária. Os link abaixo apresentam como são feitos os chamamentos. https://www.instagram.com/reel/CjlH0ouNEYl/?igshid=MjkzY2Y1YTY= https://www.instagram.com/reel/CfpRpZ2D86q/?utm_source=ig_web_copy_link

A amplitude da oferta da vacina, independente da idade, em locais para facilitar o acesso e em dias e horários fora do convencional torna a adesão maior. A propaganda e a facilidade de locomoção da vacinação que o Ônibus da Vacina proporciona, torna possível a intensificação das ações o que acarreta aumento na cobertura vacinal e maior conhecimento da população a cerca do assunto. Apesar, de alguns dias o número de vacinados nos terem frustrado em alguns momentos, e a certeza de que a vacinação não está entre as prioridades da população, levamos em conta de que uma pessoa a mais imunizada é um avanço, a missão do Ônibus da Vacina é oferecer um processo de Imunização seguro e disseminar informações científicas acerca das conquistas do Programa Nacional de Imunização. Sendo assim, o Ônibus da Vacina está fazendo a diferença na vida de muitos que por algum motivo deixam de se imunizar. Desta forma estamos contribuindo para que a cobertura vacinal do Município atinja as porcentagens ideais.

Principal

Stela de Souza Godoy

Coautores

Monica Kloster, Indianara Rogeski Ely, Diego Osmar Rodrigues

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
ADESÃO DAS GESTANTES AO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Paraíba
Práticas
A PRÁTICA DE PRIMEIROS SOCORROS NO CONTEXTO DE UM CURSO TÉCNICO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Paraíba
Práticas
Vacinação nos espaços de formação: experiência no 2º Congresso Nordestino de Pediatria
Paraíba
Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Atuação intersetorial nos casos suspeitos de TEA na primeira infância, um relato de experiência.
Paraíba
Práticas
Programa Bolsa Família: processo formativo para profissionais da atenção primária
Paraíba
Práticas
As PICS como ferramenta potencializadora no cuidado a saúde do trabalhador
Paraíba