O Centro Universitário Serra dos Órgãos comprometido com a reformulação curricular do curso de medicina proposta pelas Novas Diretrizes Curriculares Nacionais (2014) promoveu a inserção do estudante de medicina na Rede de Atenção Psicossocial do Carmo (RJ) tendo como marco a assinatura do COAPES (Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino – Saúde) em julho de 2017. A parceria tornou-se possível porque o município do Carmo é reconhecido nacionalmente por suas práticas exitosas em Saúde Mental, sendo um campo fértil para a produção de conhecimento e experiência em ações comprometidas com os preceitos do SUS (Sistema Único de Saúde)- universalidade, integralidade e equidade. Possui uma rede complexa de serviços de base comunitária e territorial incluindo Caps 2.
Com vistas às reformulações curriculares nacionais (2014), a Fundação Educacional Serra dos Órgãos busca no município de Carmo uma parceria no âmbito da saúde mental, tendo como objetivo central oferecer ao médico um cenário amplamente reconhecido como referência no tratamento psiquiátrico. A proposta foi selada com a assinatura do Coapes em junho de 2017, tendo como proposta inicial a inserção no Internato de Saúde Mental. O estudante se insere em 5 cenários principais, emergência (leitos e hospital geral).
Temos a preocupação de construirmos uma assistência psiquiátrica comunitária e de base territorial, sendo extinto definitivamente a internação psiquiátrica como forma de tratamento em nosso município. O que nos tornou referência no campo de práticas exitosas em saúde mental. O internato de saúde mental no Carmo vem agregar valores, demonstrando o impacto positivo da integração entre ensino e serviço na formação profissional e na qualificação do cuidado à sociedade. Essa experiência ilustra o comprometimento da instituição de ensino na promoção de ações efetivas no mundo real do trabalho e tem demonstrado que a inclusão do estudante na rede de atenção psicossocial é eficaz porque transforma as relações de cuidado à saúde da comunidade. Trazer esse exemplo é demonstrar como o processo ensino- serviço- saúde provoca mudanças na produção de cuidado em um determinado território, e a necessidade de avaliarmos, depois de dois anos de funcionamento do Internato de Saúde Mental, quais são as mudanças provocadas por essa inclusão na Rede de Atenção Psicossocial. Também serve de experiência para motivar outras instituições de ensino e saúde na inclusão de estudantes em cenários reais de prática.
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