Olá,

Visitante

Fora da Casinha: uma Experiência de Integração da Rede de Atenção Psicossocial de Bauru

o Bloco Fora da Casinha é uma experiência que vem sendo realizada há um ano na Rede de Atenção Psicossocial de Bauru. Inspirado em iniciativas artísticas anteriores com grupos de saúde mental da cidade e de outros locais alguns trabalhadores da rede se uniram e pensaram a proposta de um bloco musical. Foi com o intuito de integrar serviços, profissionais, usuários e familiares da saúde mental do município de Bauru que foi criado o “Bloco Fora da Casinha”. Nessa proposta busca-se refletir sobre os princípios da Atenção Psicossocial e da Luta Antimanicomial e suas implicações no cotidiano dos usuários, familiares e dos serviços de saúde mental.

Expressar sentimentos, desenvolver novas habilidades, fortalecer e criar vínculos, discutir e promover a inclusão social através da música e contribuir no enfrentamento de estigmas, tanto da sociedade em relação aos usuários como entre esses e os tra o Bloco é composto por equipe multiprofissional, sendo duas psicólogas, duas terapeutas ocupacionais, uma fonoaudióloga, uma enfermeira e conta com participação de usuários, familiares e estagiários do CAPS Ad, CAPS I e Ambulatório Municipal de Saúde Mental de Bauru. Os encontros são quinzenais no CAPS Ad e tem duração de uma hora e meia. Iniciam-se com roda de conversa e atividades de musicalização, como aquecimento vocal, exercícios de ritmo, percepção, afinação vocal, respiração correta e musicalidade como um todo. A partir das tradicionais marchinhas de carnaval são criadas composições que transmitem a luta pelos direitos ao tratamento em liberdade e pela cidadania. São executadas as músicas com instrumentos confeccionados pelo grupo.

o grupo fez sua estreia na Semana da Luta Antimanicomial de Bauru em 2018 e participou de eventos em Universidades, no Centro Cultural de Bauru e na Caravana de Saúde Mental e Direitos Humanos realizada em Botucatu. É possível observar a integração e parceria entre usuários, familiares e técnicos a partir dos encontros promovidos e a desconstrução de estereótipos. Os usuários relatam sentir alegria, orgulho e satisfação por estarem envolvidos nessa proposta além de aguardarem ansiosamente os encontros. Este trabalho tem colaborado no processo de transformação e enfrentamento do sofrimento psíquico, com melhora na autoestima, fortalecimento de vínculos e minimização de estigmas quanto ao transtorno mental e o uso de substâncias psicoativas.o Bloco Fora da Casinha tem apresentado outras possibilidades de inserção dos usuários da saúde mental na sociedade e o reconhecimento desses como pessoas capazes de produzir vida, saúde e arte. A integração da Rede de Atenção Psicossocial de Bauru mostra que é necessário superar certas dificuldades específicas dos serviços e construir projetos coletivos para a saúde mental baseados nos princípios da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial.

Principal

Juliana Peixoto Pizano

julianapizano@bauru.sp.gov.br

Coautores

Anecy Fátima Tendolo Alves Bertoni, Janice Maria Moreira Gomes, Lara De Castro Legnaro Paleari, Luciana De Oliveira Martins Perosso, Roberta Quirino Moraes Silveira

A prática foi aplicada em

Bauru

São Paulo

Sudeste

Instituição

Rua Monsenhor Claro, 6-99 – Centro - Bauru

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

José Eduardo Fogolin Passos

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
A Horticultura Como Recurso de Reabilitação Psicossocial dos Pacientes do Capsad de Ponta Grossa
Rio Grande do Sul
Práticas
Vigilância da Febre Amarela: Monotoramento Rápido da Cobertura Vacinal Contra Febre no Município de Rio Claro-Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Vigilância das Síndromes Febris Agudas
Práticas
A Redução da Mortalidade Infantil no Município de Guarujá-Sp
São Paulo
Práticas
Promovendo e Fazendo a Saúde do Homem no Território
Tocantins
Práticas
Elaboração Coletiva de Um Guia Prático de Diluição de Medicamento Intravenoso Adulto
Rio de Janeiro
Práticas
Experiências no Enfrentamento da Febre Amarela no Município de Valença em 2018, os Desafios Ante Principais Peculiaridades do Município, Problemas e Desafios da Gestão Local de Saúde
Rio de Janeiro
Práticas
“Implementação do Programa Seja Bem Vindo – Visita Aberta no Hospital de Pronto Socorro Canoas”
Rio Grande do Sul
Práticas
Ressignificação do processo de adolescer
Minas Gerais