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Ferramentas de Análise de Desempenho e Estratégias para Melhoria dos Indicadores do Previne Brasil

Relato da experiência do município com a unificação e auditoria completa no banco de dados do sistema e-SUS APS e treinamento individual e coletivo através das atualizações para os profissionais da Atenção Básica, abordando os registros qualificados com foco nos indicadores do Previne Brasil. Com a utilização de uma ferramenta em parceria com uma empresa contratada, conseguimos prever o ISF do município para evitar a perda de verbas do Previne Brasil e desenvolver atividades e busca ativa dos cidadãos focando em suas condições de saúde.

Localizado na região serrana do Estado do Rio de Janeiro, o município de São José do Vale do Rio Preto, têm população estimada de 22.032 habitantes e possui 8 equipes de saúde da família que foram informatizadas em meados de 2017. A informatização trouxe muitos benefícios tanto para a população quanto para a gestão, que passou a contar com relatórios e meios de monitoramento das ações realizadas nas Unidades de Saúde da Família e consequentemente ferramentas para o melhor planejamento das ações de saúde no âmbito da atenção básica. Porém havia grande dificuldade na filtragem e utilização correta dos dados oriundos do sistema e-SUS APS e de realização da analises de desempenho e elaboração de estratégias e planejamento de ações de saúde pública focada na melhoria tanto na qualidade do atendimento à população quanto, a partir do ano de 2020, dos indicadores estabelecidos pelo Ministério da Saúde através do Programa Previne Brasil.Também através do diagnóstico institucional, realizado pela equipe técnica, foram identificadas falhas e falta de padronização no preenchimento dos cadastros e prontuários e a necessidade de capacitação dos profissionais da atenção básica para o correto preenchimento do prontuário eletrônico visando a qualificação das informações e registros mais legíveis e confiáveis no que tange a qualidade dos dados inseridos.

Aos poucos estamos mudando a realidade do município onde boa parte das pessoas com doenças crônicas como a hipertensão arterial e diabetes não faziam acompanhamento continuo e direcionado na rede de atenção básica. Com a falta de relatórios nominais detalhados, a equipe de gestão tinha muita dificuldade para planejar ações e busca ativa destes cidadãos.Da mesma forma, o atendimento à população em geral melhorou muito através da correta leitura dos dados e treinamento/capacitação da equipe para utilização do sistema e-SUS APS.Melhorou a produtividade dos profissionais da atenção básica uma vez que todo este processo resultou em mais pessoas buscando atendimento através das buscas ativas direcionadas.Nosso ISF também está melhorando constantemente com a projeção deste em tempo real facilitando o planejamento de gastos por parte da secretaria uma vez que não teremos os descontos do previne brasil.É de suma importância que o gestor venha a investir em ferramentas e capacitação dos profissionais para trabalhar em conformidade com o Ministério da Saúde e trazer benefícios à população.

Principal

Rafaella Teixeira Rampini

rafaella.rampini@hotmail.com

A prática foi aplicada em

RJ

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

São José do Vale do Rio Preto

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Rafaella Teixeira Rampini

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

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